A FORMAÇÃO DE LEITORES E OS PROCESSOS DE LETRAMENTO LITERÁRIO-POÉTICO EM SALA DE AULA

Autores

  • Simone Oliveira Vieira Peres Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Patrícia Aparecida Beraldo Romano Unifesspa

Palavras-chave:

Formação de leitores, Letramentos, Poesia, Multiletramentos, Educação Literária

Resumo

Este texto parte de uma discussão sobre a formação literária em sala de aula a partir dos processos de Letramento Literário propostos por Cosson (2006, 2009), Paulino e Cosson (2009) e procura chegar ao letramento literário com o gênero poético (Paz, 2003), entendendo que a criação poética, atrelada ao campo multissemiótico e tecnológico produz um saber poético que abarca os multiletramentos, as diferentes linguagens e semioses na busca de se atingir uma pedagogia do sensível. Além dos teóricos já citados, o trabalho se sustenta em Bakhtin (2003), Antunes (2003), Solé (1998), Soares (2011), Rojo (2013) e demais teóricos.

Biografia do Autor

Patrícia Aparecida Beraldo Romano, Unifesspa

Profa. Dra. em Letras pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Teoria Literária e Licenciada em Letras, ambas pela Unicamp. Atualmente é professora Associada I na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), campus de Marabá, onde atua no Curso de Graduação em Letras-Português e nos Programas Acadêmico e Profissional de Pós-Graduação em Letras, POSLET e PROFLETRAS. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Literatura Infantil e Juvenil (GEPLIJ), desenvolvendo pesquisas sobre as obras infantis de Monteiro Lobato, texto literário e suas materialidades, Literatura e Ensino e Literatura infantil na/da Amazônia. Também participa do Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para crianças e jovens/USP, Monteiro Lobato em rede (UFPR) e Observatório Lobato (USP). Em 2019, publicou parte de sua tese de doutorado em livro intitulado Dona Benta: uma mediadora no mundo da leitura, pela Appris e, em 2022, finalizou Pesquisa de Pós-Doutorado no Programa de Literatura Comparada na USP.

Downloads

Publicado

2024-11-06

Como Citar

Oliveira Vieira Peres, S., & Beraldo Romano, P. A. (2024). A FORMAÇÃO DE LEITORES E OS PROCESSOS DE LETRAMENTO LITERÁRIO-POÉTICO EM SALA DE AULA. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 35, 117–139. Recuperado de https://pem.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/2723

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES