NOTAS SOBRE AS NUVENS

IMAGENS DE PENSAMENTO E DE MELANCOLIA NO LIVRO DO DESASSOSSEGO

Autores

  • Orlando Nunes de Amorim IBILCE - UNESP - SJRP

DOI:

https://doi.org/10.5016/msc.v33i0.2586

Palavras-chave:

Melancolia; Imagem dialética; Modernismo português; Fernando Pessoa; Livro do desassossego

Resumo

Já em 1986, Leyla Perrone-Moisés empregava a expressão “Lisboa, meu lar!”, de Fernando Pessoa-Bernardo Soares, para designar uma seção da sua edição do Livro do desassossego, na qual agrupava os fragmentos que têm o cenário lisboeta como tema e motivo, destacando a importância da paisagem na constituição da obra. Em vários deles, as nuvens são elemento fundamental, a começar por aquele que o próprio Pessoa escolheu para compor o conjunto de cinco fragmentos publicados na revista Descobrimento, em 1931. Estas notas pretendem tecer ponderações sobre a paisagem nuviosa do Livro, considerando-a tanto a partir da ideia de estado de alma como paisagem, presente na reflexão de um dos fragmentos, como segundo a ideia de imagem dialética ou imagem de pensamento de Walter Benjamin, uma forma singular de conceber o ato de percepção do olhar como um ato de leitura de sinais que se manifestam na superfície da paisagem, de modo a encontrar o “corpo da ideia” que, no caso do Livro do desassossego, é o corpo do tempo e a escrita da melancolia configurados nas nuvens.

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Publicado

2024-01-12

Como Citar

Nunes de Amorim, O. (2024). NOTAS SOBRE AS NUVENS: IMAGENS DE PENSAMENTO E DE MELANCOLIA NO LIVRO DO DESASSOSSEGO. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 33, 129–149. https://doi.org/10.5016/msc.v33i0.2586

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES