Os Os manuais de encadernação como fonte de pesquisa:

as séries metódicas de ofício do SENAI e a questão da técnica e da tecnologia.

Auteurs

  • Fernanda Kelly Silva de Brito UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais

Mots-clés :

história da ciência, manual, encadernação, SENAI, serie metódica de ofício

Résumé

O artigo apresenta o manual de encadernação como fonte de pesquisa, apontando as Séries Metódicas de Ofícios, metodologia utilizada pelo Serviço de Aprendizagem Industrial – SENAI, para a produção de seus manuais, na década de 1950. Para isso, traz uma breve caracterização dos manuais, apresenta o conjunto de publicações da pesquisa realizada, que juntos formam uma rede de documentos, além de um breve debate a respeito dos conceitos de técnica e tecnologia, presente na metodologia das Séries Metódicas. Nas considerações são expostos possíveis desdobramentos da pesquisa dos manuais, como no estudo de terminologia, vocabulário controlado, além de uma reflexão sobre a tradição do ensino do ofício no Brasil.

Références

ALMEIDA, Wania Manso. A contratação de professores suíços para o ensino industrial brasileiro: fragmentos de trajetórias docentes. Revista Contemporânea de Educação 8, n. 15, 2013. Disponível em: http://www.revistacontemporanea.fe.ufrj.br. Acesso em: 19 de jul. 2021.

BELTRAN, Maria Helena Roxo. Divulgação de conhecimentos sobre as artes e sobre as ciências: os manuais práticos. In: COLÓQUIO CESIMA ANO X, org. José Luiz Goldfarb & Maria H. R. Beltran, p. 140-145. São Paulo, 2005.

BELTRAN, M. H. R; SAITO, F. Revisitando as relações entre ciência e “techné”: ciência, técnica e tecnologia nas origens da ciência moderna. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 14º, 2014, Belo Horizonte. Anais Eletrônico. Belo Horizonte: UFMG, 2014. p. 1-13.

BERGER, Leopoldo. Manual Prático e Ilustrado do Encadernador. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, 1957.

BOLLINGER, E. W; LIVINGSTONE, H.. Metodologia do Ensino Industrial. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde; Comissão Brasileiro Americana de Educação Industrial, 1962.

BRITO, Fernanda Kelly Silva de. Vestígios da tradição dos ofícios na indústria: o ensino da encadernação no brasil até as séries metódicas do SENAI, nos anos 50. 2015. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

BLUTEAU, Rafael. Vocabulário Portuguêz e Latino. Lisboa: Officina de Pascoal da Sylva, Impressor de Sua Magestade, 1716. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/5449. Acesso em: 19 jul. 2021.

CBAI - COMISSÃO BRASILEIRO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO INDUSTRIAL. Curso de Encadernação. Biblioteca do Ensino Industrial, 2 vols, série D. Brasília: MES; MEC; CBAI, 1949.

CBAI - COMISSÃO BRASILEIRO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO INDUSTRIAL. Curso de Encadernação: guia do professor. Biblioteca do Ensino Industrial, série D. Brasília: MES; MEC; CBAI, 1950.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: FLACSO, 2005.

DUDIN, René Martin. L’art du relieur doreur de livres. Paris: Saillant et Nyon, 1772. (Descriptions des arts et métiers faites ou approuvées par Messieurs de l’Académie royale des sciences.) Gallica Bibliothèque numérique, BnF. Disponível em: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k10405927. Acesso em: 20 de jul. de 2021.

FREITAS, Maria B. Barjona, A arte do Livro: manual do encadernador e do Dourador. 2. ed. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1945.

GAMA, Ruy. A tecnologia e o trabalho na história. São Paulo: Nobel; Edusp, 1986.

MENEGAZZI, Jorge. Manual do aprendiz encadernador. Escola Industrial Dom Bosco, Niterói, 1944.

MORF, F. Cartonagem e Encadernação. Rio de Janeiro, Gertrum Carneiro, 1947.

QUELUZ, Gilson Leandro. Concepções de Ensino Técnico na República Velha. Curitiba: CEFET-PR, 2001.

SCHATZBERG, E. From Arts to Applied Science. Isis, v. 103, n. 3, p. 555-563, 2012. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/10.1086/667979. Acesso em: 19 jul. 2021.

TAYLOR, Frederic Winslow. Princípios da Administração Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1970.

Publiée

2022-06-27

Comment citer

DE BRITO, Fernanda Kelly Silva. Os Os manuais de encadernação como fonte de pesquisa: : as séries metódicas de ofício do SENAI e a questão da técnica e da tecnologia. Faces da História, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 367–381, 2022. Disponível em: https://pem.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/2143. Acesso em: 24 nov. 2024.