Os Os manuais de encadernação como fonte de pesquisa:

as séries metódicas de ofício do SENAI e a questão da técnica e da tecnologia.

Authors

  • Fernanda Kelly Silva de Brito UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

history of science, manual, binding, SENAI, methodical craft series

Abstract

This article will debate the binding manual as a source of research, presenting the Methodical Series of Crafts, a methodology used by the Industrial Learning Service – SENAI, for the production of its manuals, in the 1950s. a brief characterization of the manuals, and presented the list of the set of publications, which together form a network of documents. The Methodical Series of Crafts and their definition of the concepts of technique and technology will also be contextualized, in addition to this approach within the field of the history of science.

References

ALMEIDA, Wania Manso. A contratação de professores suíços para o ensino industrial brasileiro: fragmentos de trajetórias docentes. Revista Contemporânea de Educação 8, n. 15, 2013. Disponível em: http://www.revistacontemporanea.fe.ufrj.br. Acesso em: 19 de jul. 2021.

BELTRAN, Maria Helena Roxo. Divulgação de conhecimentos sobre as artes e sobre as ciências: os manuais práticos. In: COLÓQUIO CESIMA ANO X, org. José Luiz Goldfarb & Maria H. R. Beltran, p. 140-145. São Paulo, 2005.

BELTRAN, M. H. R; SAITO, F. Revisitando as relações entre ciência e “techné”: ciência, técnica e tecnologia nas origens da ciência moderna. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 14º, 2014, Belo Horizonte. Anais Eletrônico. Belo Horizonte: UFMG, 2014. p. 1-13.

BERGER, Leopoldo. Manual Prático e Ilustrado do Encadernador. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, 1957.

BOLLINGER, E. W; LIVINGSTONE, H.. Metodologia do Ensino Industrial. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde; Comissão Brasileiro Americana de Educação Industrial, 1962.

BRITO, Fernanda Kelly Silva de. Vestígios da tradição dos ofícios na indústria: o ensino da encadernação no brasil até as séries metódicas do SENAI, nos anos 50. 2015. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

BLUTEAU, Rafael. Vocabulário Portuguêz e Latino. Lisboa: Officina de Pascoal da Sylva, Impressor de Sua Magestade, 1716. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/5449. Acesso em: 19 jul. 2021.

CBAI - COMISSÃO BRASILEIRO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO INDUSTRIAL. Curso de Encadernação. Biblioteca do Ensino Industrial, 2 vols, série D. Brasília: MES; MEC; CBAI, 1949.

CBAI - COMISSÃO BRASILEIRO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO INDUSTRIAL. Curso de Encadernação: guia do professor. Biblioteca do Ensino Industrial, série D. Brasília: MES; MEC; CBAI, 1950.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: FLACSO, 2005.

DUDIN, René Martin. L’art du relieur doreur de livres. Paris: Saillant et Nyon, 1772. (Descriptions des arts et métiers faites ou approuvées par Messieurs de l’Académie royale des sciences.) Gallica Bibliothèque numérique, BnF. Disponível em: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k10405927. Acesso em: 20 de jul. de 2021.

FREITAS, Maria B. Barjona, A arte do Livro: manual do encadernador e do Dourador. 2. ed. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1945.

GAMA, Ruy. A tecnologia e o trabalho na história. São Paulo: Nobel; Edusp, 1986.

MENEGAZZI, Jorge. Manual do aprendiz encadernador. Escola Industrial Dom Bosco, Niterói, 1944.

MORF, F. Cartonagem e Encadernação. Rio de Janeiro, Gertrum Carneiro, 1947.

QUELUZ, Gilson Leandro. Concepções de Ensino Técnico na República Velha. Curitiba: CEFET-PR, 2001.

SCHATZBERG, E. From Arts to Applied Science. Isis, v. 103, n. 3, p. 555-563, 2012. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/10.1086/667979. Acesso em: 19 jul. 2021.

TAYLOR, Frederic Winslow. Princípios da Administração Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1970.

Published

2022-06-27

How to Cite

DE BRITO, Fernanda Kelly Silva. Os Os manuais de encadernação como fonte de pesquisa: : as séries metódicas de ofício do SENAI e a questão da técnica e da tecnologia. Faces da História, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 367–381, 2022. Disponível em: https://pem.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/2143. Acesso em: 24 nov. 2024.