Patrimônio natural é o guia simbólico do turismo em Curitiba-PR, Brasil

Maclovia Correa da Silva, Maria Eugenia González Avila

Resumo


O texto explora a posição dos agentes públicos em Curitiba-PR para legitimar e perpetuar representações da realidade construída sobre a dimensão simbólica da presença de áreas verdes no espaço urbano. Parte integrante do imaginário social, dando-lhe sentido de existência, o patrimônio natural, protegido em áreas do território, guia e estimula a atividade turística na capital. O objetivo deste trabalho, por meio de pesquisa bibliográfica, foi discutir as transformações no patrimônio natural que permitiram a percepção e aceitação de parques e bosques urbanos como figuras do corpo social e das atividades turísticas. A metodologia de análise foi qualitativa, com a seleção bibliográfica de textos interpretados teoricamente para elaborar a argumentação. Conclui-se que a importância da interiorização do patrimônio natural no sistema de valores e como recursos sociais, culturais e econômicos dominantes, não deixa de ser um guia para o desenvolvimento do turismo e uma garantia de sua existência na sociedade.


Palavras-chave


Patrimônio natural; Parques; Bosques; Linha Turismo; Curitiba-PR-Brasil.

Texto completo:

PDF

Referências


Batisse, Michel.

Uma nova aliança. O Correio da Unesco. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, Instituto de documentação, 8(10).

Batisse, Michel.

A aliança entre o homem e a natureza. O Correio da Unesco. Meio Ambiente e Desenvolvimento – O pacto planetário. 20(1).

“Biocidade”. Disponível em: http://www.biocidade.curitiba.pr.gov.br/biocity/54.html. Acesso em: 15/06/2018.

Bonfim, Izac de Oliveira e Belino and Bahl, Miguel.

“A cidade de Curitiba-Pr. O turismo e suas imagens simbólicas”. Cultur, 6 (4): 72-85.

Calsing, Renata de Assis.

O protocolo de Quioto e o direito ao desenvolvimento sustentável. Porto Alegre: SAFE (Sergio Antonio Fabris).

“Convenção para a Protecção do Património Mundial, Cultural e Natural” (2018). Disponível em: http://whc.unesco.org/archive/convention-pt.pdf. Acesso em: 23/02/2018.

Curitiba, gestão ambiental. Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, 313 anos, s.d.

“Agenda 21”. Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações. Disponível em: http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/agenda21/Agenda_21_Global_Sintese.pdf. Acesso em: 20/02/2019.

Davenport, Lisa and Rao, Madhu. “A história da proteção: paradoxos do passado e desafios do futuro” (pp. 52-73). Em: Terborgh, John; van Schaik, Carel; Lisa Davenport e Rao Madhu. Tornando os parques eficientes: estratégias para conservação da natureza nos trópicos. Curitiba: Editora da UFPR e Fundação O Boticário.

DIEGUES, Antonio C. Repensando e recriando as formas de apropriação comum nos espaços e recursos naturais (pp. 407– 432). Em: Vieira Paulo F., e Weber, Jacques. Gestão de recursos naturais renováveis e desenvolvimento: novos desafios para a pesquisa ambiental. São Paulo: Cortez.

Fernande, Diogo Luders; Souza, Thiago Alves de; Tonon, Luciana Maria Pinheiro; e Gândara, José Manoel Gonçalves.

“A utilização do transporte coletivo pelo turista em Curitiba”. ABET: 3 (2): 55 -64.

Franco, José Luiz de Andrade.

“A Primeira Conferência Brasileira de Proteção à Natureza e a questão da Identidade”. Disponível em: livrozilla.com/doc/1727430/a-primeira-conferência-brasileira-de-proteção-à-natureza. Acesso em: 21/02/2019.

Fugii, Juliana Nami.

“A promoção do desenvolvimento sustentável através das políticas públicas no município de Curitiba”. Universidade Federal do Paraná. Monografia. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/38248/MONOGRAFIA41-2014-2.pdf?sequence=1. Acesso em: 13/02/2019.

Grise, Mayssa Mascarenhas; Biondi, Daniela e Araki, Hideo.

“A floresta urbana da cidade de Curitiba-PR”. FLORESTA. (46) 4: 425-438, 10.5380/rf.v46i4.42212.

“Instituto Municipal Curitiba Turismo”. Disponível em: http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/. Acesso em: 13/02/2019.

IUCN. “The International Union for Conservation of Nature”. Sobre a IUCN (2018). Disponível em: http://www.iucn.org. Acesso em: 02/02/2019.

“Linha Turismo”. Disponível em: http://www.curitiba.pr.gov.br/idioma/portugues/linhaturismo. Acesso em: 03/02/2019.

Oseki, Jorge Hajime and Pellegrino, Renato Mesquita

“Sociedade e Ambiente”. Capítulo 8. Disponível em: http://www.fau.usp.br/arquivos/disciplinas/au/aup0278/Bibliografia%20B%C3%A1sica/OSEKI,%20J.%20H.;%20PELLEGRINO,%20P.%20R.%20M.%20Paisagem,%20Sociedade%20e%20Ambiente.pdf. Acesso em: 02/02/2019.

“Parques e bosques. Passeio Público”. Portal da Prefeitura Municipal de Curitiba. Disponível em: http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/parques-e-bosques-passeio-publico/324. Acesso em: 20/02/2019.

(14 de abril de 2018).

Padilha, Marcia.

A cidade como espetáculo: publicidade e vida urbana na São Paulo dos anos 20. São Paulo, Annablume.

“Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável”. PDITScuritiba (2014). Disponível em: http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/DPROD/PDITS/PARANA/PDITS_DO_MUNICIPIO_DE_CURITIBA.pdf. Acesso em: 20/02/2019.

Ribeiro, Maurício Andrés.

“A crise ambiental urbana brasileira”. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro. 26 (4): 52-80. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/viewFile/8723/7450. Acesso em: 20/02/2019.

Schaik Van e Rijksen, Herman D. “Projetos integrados de conservação e desenvolvimento: problemas e potenciais” (pp. 37-51). Em: John; van Schaik, Carel; Lisa Davenport e Rao Madhu. Tornando os parques eficientes: estratégias para conservação da natureza nos trópicos. Curitiba: Editora da UFPR e Fundação O Boticário.

Schaik, Carel van and Rao, Madhu. “O modelo de desenvolvimento de fronteira e sua relevância no manejo de áreas protegidas (pp. ). Em: John; van Schaik, Carel; Lisa Davenport e Rao Madhu. Tornando os parques eficientes: estratégias para conservação da natureza nos trópicos. Curitiba: Editora da UFPR e Fundação O Boticário.

Sirkis, Alfredo. “O desafio ecológico das cidades” (215 – 229). Em: Trigueiro, André. Meio ambiente no século XXI: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante.

Souza, João Valdir Alves de.

“Estrutura e ação na sociologia contemporânea: Pierre Bourdieu e Michel de Certeau”. Revista de Ciências Humanas 3 (1): 23-33.

Terborgh, John and Schaik, Carel Van. “Por que o mundo necessita de parques” (pp. 25-36). Em: John; van Schaik, Carel; Lisa Davenport e Rao Madhu. Tornando os parques eficientes: estratégias para conservação da natureza nos trópicos. Curitiba: Editora da UFPR e Fundação O Boticário.

Thomas, Keith.

O homem e o mundo natural. Campinas, SP, Cia das Letras.

Uemura, Marcelo Hidemi e OLIVEIRA, Maykel Fogaça.

“Projeto de pesquisa. Demanda turística”. Curitiba, Instituto Municipal Curitiba Turismo.

Uemura, Marcelo Hidemi ae OLIVEIRA, Maykel Fogaça.

“Projeto de pesquisa. Demanda turística”. Curitiba, Instituto Municipal Curitiba Turismo.

Uemura, Marcelo Hidemi and OLIVEIRA, Maykel Fogaça.

“Projeto de pesquisa. Demanda turística”. Curitiba, Instituto Municipal Curitiba Turismo.

Unesco. “Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura”. Textos fundamentais da Convenção de Proteção do Patrimônio Mundial de 1972. Edição 2005. Disponível em:

whc.unesco.org/uploads/activities/documents/activity-562-1.pdf. Acesso em: 20/02/2019.

URBS - Urbanização de Curitiba. “Linha Turismo teve 608 mil embarques em 2016. Janeiro é o mês mais concorrido”. Disponível em: https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br. Acesso em: 20/02/2019.

Vieira, Paulo F. and Weber, Jacques.

“Introdução geral: sociedades, naturezas e desenvolvimento viável” (pp. 17 - 49). Em: Vieira, Paulo F., e Weber, Jacques. Gestão de recursos naturais renováveis e desenvolvimento: novos desafios para a pesquisa ambiental. São Paulo: Cortez.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Estadual Paulista (UNESP) – câmpus de Assis
Faculdade de Ciências e Letras

Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap)
Av. Dom Antônio, 2100 - Parque Universitário
CEP: 19.806-900 - Assis - SP - Brasil
Telefone: (18) 3302-5835
Website: https://www.assis.unesp.br/#!/pesquisa/cedap
e-mail: patrimonioememoria@gmail.com

 

 

Indexadores


Portal RedibLatindexDiadorimHarvard Library

Periodicos Capes

SHERPA/RoMEOEBSCOPKP logo
SEERDialNetOAJIEZB
erihplus