O realismo social de Courbet. Notas sobre as interfaces entre a pintura e fotografia na pesquisa histórica / The Social Realism of Courbet: Notes on the interface between painting and photography in historical research

Sandra de Cássia Araújo PELEGRINI

Resumo


Este artigo discute os sentidos das representações imagéticas da exploração do trabalho, expressas em algumas telas de Gustave Courbet (1819-1877), considerado mentor do “realismo social” – movimento estético que se propôs a reproduzir a “imagem fiel” do mundo visível. Aliás, uma “proeza” ou feito também atribuído aos registros fotográficos, em meados do século XIX.

 


Palavras-chave


Pintura. Fotografia. Realismo social. Pesquisa histórica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Estadual Paulista (UNESP) – câmpus de Assis
Faculdade de Ciências e Letras

Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap)
Av. Dom Antônio, 2100 - Parque Universitário
CEP: 19.806-900 - Assis - SP - Brasil
Telefone: (18) 3302-5835
Website: https://www.assis.unesp.br/#!/pesquisa/cedap
e-mail: patrimonioememoria@gmail.com

 

 

Indexadores


Portal RedibLatindexDiadorimHarvard Library

Periodicos Capes

SHERPA/RoMEOEBSCOPKP logo
SEERDialNetOAJIEZB
erihplus