A garota e o fotógrafo: a arte de fotografar em Garota de Ipanema (Leon Hirszman, 1967) / The girl and the photographer: The art of photography in Leon Hirszman’s Garota de Ipanema (1967)

Carlos Eduardo Pinto de PINTO

Resumo


O presente artigo reflete sobre as funções sociais da fotografia, por meio da análise de sua representação no filme Garota de Ipanema (Leon Hirszman, 1967). O filme pertence a uma fase de redefinição do Cinema Novo e tematiza os novos rumos do movimento por intermédio de um personagem que, além de ser um fotógrafo profissional, é abordado na narrativa apenas como “o Fotógrafo”. A experimentação da linguagem e a politização dos temas – típicas do movimento de vanguarda – ganham cores críticas nas sequências em que o Fotógrafo as apresenta, lançando mão de um tom caricato. É também por meio desse personagem que se encena a importância da própria fotografia – como registro da realidade ou intervenção criativa sobre a mesma – pela problematização desses polos.


Palavras-chave


Fotografia. Cinema Novo. Leon Hirszman.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Estadual Paulista (UNESP) – câmpus de Assis
Faculdade de Ciências e Letras

Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap)
Av. Dom Antônio, 2100 - Parque Universitário
CEP: 19.806-900 - Assis - SP - Brasil
Telefone: (18) 3302-5835
Website: https://www.assis.unesp.br/#!/pesquisa/cedap
e-mail: patrimonioememoria@gmail.com

 

 

Indexadores


Portal RedibLatindexDiadorimHarvard Library

Periodicos Capes

SHERPA/RoMEOEBSCOPKP logo
SEERDialNetOAJIEZB
erihplus