Aprendi com a prática e continuo aprendendo”: os professores de história e o uso do livro didático na região norte do Paraná

Maria de Fátima CUNHA

Resumo


Este artigo tem como objetivo investigar como os professores PDE do ensino fundamental e médio da rede pública de Londrina e de outras cidades da região norte do Paraná utilizam o livro didático de história em sua prática em sala de aula. Estes professores fazem este tipo de formação continuada (PDE) oferecida pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED) durante dois anos, sob a supervisão de professores do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina. A pesquisa foi feita através de um questionário investigativo durante um curso que fazia parte das atividades do PDE em novembro de 2008. Tivemos como principal preocupação, perceber as dificuldades enfrentadas pelos professores ao usar o livro didático em sala de aula, bem como os saberes que os mesmos mobilizam para superar o livro didático como único suporte pedagógico no seu cotidiano.

Palavras-chave


ensino de história; livro didático de História; saberes docentes.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Estadual Paulista (UNESP) – câmpus de Assis
Faculdade de Ciências e Letras

Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap)
Av. Dom Antônio, 2100 - Parque Universitário
CEP: 19.806-900 - Assis - SP - Brasil
Telefone: (18) 3302-5835
Website: https://www.assis.unesp.br/#!/pesquisa/cedap
e-mail: patrimonioememoria@gmail.com

 

 

Indexadores


Portal RedibLatindexDiadorimHarvard Library

Periodicos Capes

SHERPA/RoMEOEBSCOPKP logo
SEERDialNetOAJIEZB
erihplus