Extensão universitária, museu e preservação cultural: a experiência de gestão compartilhada do Museu de Arte Sacra da Misericórdia e a documentação de seu acervo de esculturas devocionais

Francisco Eduardo Torres Cancela

Resumo


Este trabalho consiste em um relato de uma experiência de extensão universitária no Museu de Arte Sacra da Misericórdia, em Porto Seguro. A proposta é demonstrar como a parceria entre a Universidade do Estado da Bahia e a Paróquia Nossa Senhora da Pena para a gestão compartilha do museu foi fundamental não apenas para sua reabertura, mas também para sua transformação em um espaço de produção e socialização do conhecimento, além de espaço de fruição, de formação profissional e de promoção e preservação do patrimônio. O objetivo principal é demonstrar a importância da extensão universitária na compreensão e resolução dos problemas da sociedade, que pôde ser observado na experiência de documentação museológica realizado no museu para a preservação e promoção do patrimônio cultural, cujos resultados revelam não apenas o perfil geral da coleção de imaginária como também elementos da história da religião, da religiosidade e da sociedade porto-segurense. 


Palavras-chave


Extensão Universitária; Museu de Arte Sacra da Misericórdia; Documentação Museológica; Preservação Cultural; Porto Seguro (BA)

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Regina e CHAGAS, Mário (orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

ABREU, Regina; CHAGAS, Mário e SANTOS, Myrian Sepúlveda dos (orgs.). Museus, coleções, e patrimônios: narrativas polifônicas. Rio de Janeiro: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/ Garamond, 2007.

ACORDO de cooperação técnica que entre si celebram a Universidade do Estado da Bahia e a Paróquia Nossa Senhora da Pena. Eunápolis, 09 de março de 2018.

ALVES, Célio Macedo. Um Estudo Iconográfico. In: COELHO, Beatriz (Org). Devoção e Arte: Imaginária Religiosa em M.G. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

ARGAN, G. C. Imagem e persuasão: ensaios sobre o barroco, SP: Cia. das Letras, 2004.

AUGRAS, Monique. Todos os santos são bem-vindos. Rio de Janeiro: Pallas Editora, 2005.

AUTO da inquirição aos moradores das comarcas do norte do Bispado do Rio de Janeiro, 1803. ACRJ – Visita Pastoral, VP10.

BOAVENTURA, Cássia. Depoimento de Cássia Boaventura. Porto Seguro, 26 de maio de 2019.

BONFIM, Rozuildo. Depoimento de Rozuildo Bonfim. Porto Seguro, 27 de maio de 2019.

BRASIL. Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto de Museus é dá outras providências. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil]. Disponível em: .

BRASIL. Recenseamento do Brazil em 1872. Rio de Janeiro: Typ. G. Leuzinger, 1874.

BRITTO, Rossana G. A saga de Pero do Campo Tourinho: o primeiro processo da inquisição no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2000.

CAMPOS, Adalgisa Arantes. Arte sacra no Brasil colonial. Belo Horizonte: C/Artes, 2011.

CANCELA, Francisco. Superando equívocos, apontando evidências: notas sobre a economia da capitania de Porto Seguro (séculos XVI – XVIII). In: CANCELA, Francisco. (org.) História da Capitania de Porto Seguro: Novos Estudos sobre a Bahia Colonial, Séc. XVI – XIX. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.

CARDIM, Fernão. Tratado da terra e gente do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1980.

CARTA do ouvidor de Porto Seguro, José Xavier Machado Monteiro, ao rei, relatando os progressos na sua capitania. Porto Seguro, 02 de abril de 1773. AHU_ACL_CU_005-01, Cx. 45, D. 8552.

CARTA régia de d. João V ordenando pagamento de 600$000 para a Santa Casa da Misericórdia de Porto Seguro. Lisboa, 17 de março de 1718. Arquivo Nacional do Rio de Janeiro – Provedoria da Fazenda da Bahia, coleção 538, vol. I, fo. 27r.

CARVALHO, Vânia Bezerra. Deus Menino do Monte, uma devoção requintada e feminina. In: Revista do Curso de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes. Salvador, v. 1, nº 03, jan/jul, 2001 p. 181/190.

COELHO, Beatriz (org.). Devoção e arte: imaginária religiosa em Minas Gerais. São Paulo: Edusp, 2002.

COELHO, Beatriz e QUITES, Maria Regina Emery. Estudo da Escultura Devocional em Madeira. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014.

CONCEIÇÃO, Apolinário da, frei, OFM. Pequenos na terra, grandes no céu : memórias históricas dos religiosos da Ordem Seráfica, que do humilde estado de leigos subiram ao mais alto grau de perfeição, t.3. Lisboa: Oficina da Música de Theotonio Antunes Lima. 1738.

CORSINO, Célia Maria. Revitalizar os museus: como e por quê? Ciências e letras, Porto Alegre, n.27, p. 121-131, jan./jun. 2000.

CORSINO, Célia Maria; BOAVENTURA, Cássia Maria; ALMEIDA, Seguro Cícero. Museu de Arte Sacra da Igreja da Misericórdia: Estudo Preliminar. IPHAN: Porto Seguro, 1999.

ETZEL, Eduardo. Imagem Sacra Brasileira. São Paulo, Edições Melhoramentos /Editora da Universidade de São Paulo, 1979.

FABRINO, Raphael João Hallack. Guia de Identificação de Arte Sacra. Rio de Janeiro: PEP/MP/IPHAN, 2012.

FERREZ, Helena. Documentação museológica: teoria para uma boa prática. Cadernos de ensaio, nº. 2, Estudos de Museologia. Rio de Janeiro: Minc/Iphan, 1994, p. 64-74.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A magia dos objetos: museus, memória e história. In: PRIORI, Angelo. (org.). História, memória e patrimônio. Maringá: Eduem, 2009.

GONÇALVES. José Reginaldo Santos. Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios. Rio de Janeiro: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/Departamento de Museus e Centros Culturais/Garamond, 2007.

HERSTAL, Stanislaw. Imagens religiosas do Brasil. São Paulo: Grafitec, 1956.

INFORMAÇÕES da visita do norte de que fez o visitador padre Francisco dos Santos Pinto, 1799. Arquivo da Cúria do Rio de Janeiro – Visitas Pastorais, maço 07.

INSTITUTO do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados. Módulo III – Recôncavo e Extremo Sul, vol. 44. Salvador: IPHAN/Fundação VITAE, 1996.

JABOATÃO, Frei Antônio de Santa Maria. Novo Orbe Seráfico Brasílico. Rio de Janeiro: Typ. Braziliense de Maximiano Gomes Ribeiro, Vol I, 1858.

JULIÃO, Letícia. Pesquisa histórica no museu. In: Caderno de Diretrizes Museológicas 1. Brasília: Ministério da Cultura, IPHAN, Departamento de Museus e Centros Culturais de Belo Horizonte, 2006.

LEITE, Serafim. Artes e ofícios dos jesuítas no Brasil (1549-1760). Lisboa: Edições Brotéria; Rio de Janeiro: Livros de Portugal, 1953.

LINDLEY, Tomas. Narrativa de uma viagem ao Brasil. São Paulo: Editora Nacional, 1969.

MARTINS, Alberto; KOK, Glória. Roteiros visuais no Brasil: nos caminhos do barroco. São Paulo: Claro Enigma, 2015.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. “Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Debate (continuação)”. Anais do Museu Paulista História e Cultura Material. São Paulo, n.3, p. 103-126, 1994.

NOBRE, Antônio. Narrativas e lendas de Porto Seguro: estórias que ouvi contar. Porto Seguro: Todas as Falas Editora, 2012.

NOTÍCIAS do Bispado do Rio de Janeiro no ano de 1687. Arquivo da Cúria do Rio de Janeiro – Visitas Pastorais, maço 38.

OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Barroco e Rococó nas igrejas do Rio de Janeiro. Brasília, DF : IPHAN / Programa Monumenta, 2008.

OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. O Rococó religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

RELAÇÃO dos bens vendidos para o Museu do Descobrimento, à Fundação Cultural da Bahia. Porto Seguro, 02 de maio de 1975. IPHAN – ETEC/Porto Seguro. Pasta Inventário do Museu, doc. avulso.

RELATÓRIO dos monumentos de Porto Seguro elaborado pelo agente do SPHAN Jair Brandão. Salvador, 22 de julho de 1959. Arquivo Noronha - IPHAN, Processo 800-T-68, p. 53.

RIBEIRO, Maria das Graças. Universidade, museus e desafios da educação, valorização e preservação do patrimônio científico-cultural brasileiro. In: ABREU, R.; CHAGAS, M.; SANTOS, M. Museus, coleções e patrimônios: narrativas polifônicas. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

SANTOS, Uiá Freire Dias dos. O negócio do pau-brasil: entre o regimento de 1605, contratos, contratadores e lavradores da capitania de Porto Seguro (1605 – 1640). In: CANCELA, Francisco. (org.) História da Capitania de Porto Seguro: Novos Estudos sobre a Bahia Colonial, Séc. XVI – XIX. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.

SOUZA, Benigno Ramos de. Depoimento de Benigno Ramos de Souza. Porto Seguro, 22 de dezembro de 2018.

TIRAPELI, Percival. Arte sacra: gênese da fé no novo mundo – coleção arte no acervo dos palácios de São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2007.

ZILLES, Urbano. Significação dos símbolos cristãos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Estadual Paulista (UNESP) – câmpus de Assis
Faculdade de Ciências e Letras

Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap)
Av. Dom Antônio, 2100 - Parque Universitário
CEP: 19.806-900 - Assis - SP - Brasil
Telefone: (18) 3302-5835
Website: https://www.assis.unesp.br/#!/pesquisa/cedap
e-mail: patrimonioememoria@gmail.com

 

 

Indexadores


Portal RedibLatindexDiadorimHarvard Library

Periodicos Capes

SHERPA/RoMEOEBSCOPKP logo
SEERDialNetOAJIEZB
erihplus