O olhar de Llorenç Prats sobre a produção e o consumo da identidade cultural: ícones arquitetônicos da metrópole paulistana

Lucas Jordano de Melo Barbosa

Resumo


O presente artigo problematiza a questão da intencionalidade da construção da identidade cultural sob o ponto de vista da arquitetura. Apesar disso, propõe-se uma discussão específica, calcada em referencial teórico preciso, aplicado a um caso singular: o ponto de vista de Llorenç Prats a respeito da produção e consumo do patrimônio, transposto a um panorama histórico da valorização de ícones arquitetônicos que representariam a identidade da cidade de São Paulo. Prats desaloja a questão do valor do patrimônio da naturalidade ou acidentalidade dos eventos históricos, apontando para o poder de escolha exercido por certos atores sociais. Nesse sentido, uma identidade tanto pode ser construída para suplantar um passado modesto, como para o consumo cultural.  No segundo caso, levaria, à revalorização de outros ícones. Por meio de revisão historiográfica, descortinaram-se eventos importantes para a construção da identidade da cidade de São Paulo, sob o enfoque de seu patrimônio arquitetônico.


Palavras-chave


Llorenç Prats; Identidade cultural; Patrimônio paulistano; Patrimônio cultural; Patrimônio histórico.

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