Permanências ferroviárias em Barra do Piraí/RJ

Jéssica de Fátima Rossone Alves

Resumo


Este artigo aborda o patrimônio cultural ferroviário de Barra do Piraí, município localizado no interior do estado do Rio de Janeiro. São apresentados dados sobre sua constituição, historicidade e sobre sua preservação no período compreendido entre os anos 2000 e 2020. A abordagem delimita-se no distrito sede do município, e constitui-se como uma investigação da realidade deste patrimônio nos últimos vinte anos, identificando-o como permanências ferroviárias. A pesquisa possui abordagem qualitativa e consiste no registro e descrição de tais permanências a partir de bibliografia, pesquisa documental e observação in loco.  


Palavras-chave


Barra do Piraí; Ferrovia; Permanências; Parimônio ferroviário; Fatos urbanos.

Texto completo:

PDF

Referências


AYMONINO, Carlo. O Significado das Cidades. Lisboa: Editorial Presença, 1984.

BARCELLOS, Amaral. Barra do Piraí – Registros Históricos e Contemporâneos 1853 – 1968. Rio de Janeiro: Editora Pongetti, 1970.

BRASIL. Anais da Câmara dos Deputados. Congresso Nacional. Volume 3, Ed. 7. Brasília: Departamento de Imprensa Nacional, 1977.

BUZELLIN, José Emílio de Castro Horta. COELHO, Eduardo José de Jesus, SETTI, João Bosco. A ferrovia de Minas, Rio e São Paulo. Rio de Janeiro: Memória do Trem, 2002.

CONTADORIA GERAL DE TRANSPORTES (CGT). G1 - Guia Geral das Estradas de Ferro e Empresas de Transporte com elas articuladas. (1960).

GORNI, Antonio Augusto. A eletrificação nas ferrovias brasileiras. Transcrição de Luiz Henrique Werneck de Oliveira, [s.l] 2009. Disponível em: Acesso em: 10 abr. 2020.

INEPAC. Inventário dos Bens Imóveis de Barra do Piraí e Ipiabas. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Educação, Tecnologia e Pesquisa, 2011.

IÓRIO, José Leoni; IÓRIO, Jorge L. Dutra. Terceiro Barão do Rio Bonito. Juiz de Fora e Editora LTDA, 2007.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Portaria n.o 407, de 21 de dezembro de 2010. Dispõe sobre o estabelecimento dos parâmetros de valoração e procedimento de inscrição na Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário, visando à proteção da memória ferroviária, em conformidade com o art. 9º da Lei n.º 11.483/2007.

KÜHL, Beatriz Mugayar. Arquitetura do Ferro e Arquitetura Ferroviária em São Paulo: reflexões sobre sua preservação. São Paulo: Ateliê Editorial; Fapesp: Secretaria da Cultura, 1998.

MAIA, Andréa Casa Nova. Encontros e despedidas. História de ferrovias e ferroviários de Minas. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO PIRAÍ. Lei Municipal n.º 02 de 28 de abril de 1983. Dispõe sobre declaração e o registro dos bens, imóveis ou móveis, considerados do Patrimônio Histórico do Município de Barra do Piraí.

______. Lei Municipal n.º 718 de 10 de abril de 2002. Institui o tombamento de bens que devam ficar sob a proteção especial do Poder Público Municipal.

______. Lei Municipal n.º 933 de 10 de junho de 2005. Caracteriza como Patrimônio Histórico ficando sob a Proteção especial do Poder Público Municipal, e tombados, os bens que menciona e dá outras providências.

REVISTA DE ENGENHARIA. Rio de Janeiro: Typ. Economica. Anno 1, N. 8, dez, 1979.

RODRIGUEZ, Helio Suêvo. A Formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro. O Resgate da sua Memória. Memória do Trem: Rio de Janeiro, 2014.

ROSSI, Aldo. L’Architettura della città. Macerata: Quodlibet Abitare, 2011.

TELLES, Pedro Carlos da Silva. História da Engenharia Ferroviária no Brasil. São Paulo: Notícia & Cia. 2011.

VASCONCELLOS, Max. Vias brasileiras de comunicação. Rio de Janeiro: Pimenta de Melo & Cia.,1928.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Estadual Paulista (UNESP) – câmpus de Assis
Faculdade de Ciências e Letras

Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap)
Av. Dom Antônio, 2100 - Parque Universitário
CEP: 19.806-900 - Assis - SP - Brasil
Telefone: (18) 3302-5835
Website: https://www.assis.unesp.br/#!/pesquisa/cedap
e-mail: patrimonioememoria@gmail.com

 

 

Indexadores


Portal RedibLatindexDiadorimHarvard Library

Periodicos Capes

SHERPA/RoMEOEBSCOPKP logo
SEERDialNetOAJIEZB
erihplus