Histórico do periódico

Patrimônio e Memória é uma revista eletrônica acadêmica multidisciplinar da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, publicada semestralmente pelo Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap).

Desde o seu aparecimento, em 2005, estruturou-se com o objetivo de refletir sobre questões relativas às dimensões do patrimônio cultural e científico, em suas formas diversas, com base em pesquisas originais e inéditas. Em conformidade com o perfil de periódico científico, publica textos em português e em línguas estrangeiras (inglês, francês, espanhol e italiano), possui corpo Editorial e Consultivo interno e externo, bem como convidados ad hoc, que lhe dão suporte intelectual e garantem a qualidade dos textos publicados. Portanto, Patrimônio e Memória, além de plasmar a identidade ao próprio Centro, apresenta-se como o veículo de interlocução com as demais instituições atinentes à área.

O seu Conselho Editorial foi inicialmente integrado pelo supervisor do Centro (editor do periódico) e seu vice, por dois professores, representando as áreas de História e de Literatura, por um Conselho Consultivo externo e por colaboradores ad hoc. Em reformulações ocorridas em 2007, 2011 e 2012, os seus Conselhos Editorial e Consultivo foram ampliados, passando a incorporar em seu processo constitutivo professores especialistas de diversos estados da federação e do exterior, com o objetivo de atingir um perfil compatível às suas exigências e às das bases de dados em que almeja inserir-se. A fim de atingir esses objetivos, desde 2010, o seu editor e o Conselho Editorial empenharam-se em colocá-la em bases de dados próprias, com vista a permitir maior divulgação dos textos ali publicados; meta, aliás, perseguida desde a primeira reformulação. A decisão foi reforçada, no momento atual, pelo recorrente interesse dos autores que atendem aos seus editais; pela consulta dos leitores aos textos publicados e, ainda, pelas avaliações positivas da revista, tanto internas à Unesp quanto externas, como a realizada pelo CNPq, que, no último Qualis (2017-2020), classificou-a com o conceito A3.

No âmbito da Unesp, cumpre destacar que, desde 2011, Patrimônio e Memória concorre aos editais da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPe), sendo selecionada para integrar o Programa de Apoio às Revistas Científicas da Unesp, que atendem a padrões de excelência acadêmica.