ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE EL HADJ OU LE TRAITÉ DU FAUX-PROPHÈTE

Autores

  • Mára Lucia Faury

Palavras-chave:

: Literatura francesa, André Gide, El Hadj, modernidade, homoerotismo

Resumo

Estudar a obra de André Gide na atualidade pode parecer uma volta ao passado para alguns. Este autor, entretanto, pode ser considerado como dos mais modernos. Foi ele próprio que classificou seus escritos em três categorias: "traités", "soties" e "récits", só tendo escrito um romance: Les Faux-Monnayeurs. El Hadj ou Le Traité du Faux Prophète apresenta três eixos de interesse: a criação e a articulação dos personagens entre si (um poeta chamado El Hadj, um príncipe sem nome e um povo sem pátria); o conflito vivido por El Hadj, provocado por sua transformação de poeta em peregrino, em voz do príncipe e em profeta; e finalmente o terceiro eixo - examinado mais de perto - que é o mistério, o segredo e a ambiguidade que envolvem o relacionamento dos dois personagens principais: o príncipe e o poeta peregrino. A leitura oferecida sobre este terceiro eixo incide na análise de dois pontos fundamentais: a maneira como o autor inscreveu a paixão entre os dois personagens e a representação que oferece desta paixão homossexual.

 

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Publicado

2017-11-01

Como Citar

Faury, M. L. (2017). ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE EL HADJ OU LE TRAITÉ DU FAUX-PROPHÈTE. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 2, 199–214. Recuperado de https://pem.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/815

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES