LITERATURA E FILOSOFIA, A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO MÉDIO:

ENTRE RITOS E SONHOS, A TERRA SONÂMBULA, DE MIA COUTO

Autores

  • Rodrigo Felipe Veloso Unimontes

Resumo

Este artigo se apresenta como resultado de um projeto interdisciplinar e tem como objetivo proporcionar aos alunos o contato com a filosofia por meio do texto literário Terra Sonâmbula, de Mia Couto. A partir da leitura e discussão da obra em estudo, buscaremos desenvolver práticas de ensino e aprendizagem que possibilitem o interesse e desenvolva o senso crítico dos discentes, especialmente pelas questões de cunho filosófico. Escolhemos como objeto de estudo uma turma de alunos do 2º ano do ensino médio, de uma Escola Estadual na cidade de Montes Claros, norte de Minas Gerais, turma esta, que tem apresentado constante desinteresse e dificuldades em relação à leitura de obras literárias e, sobretudo, pela disciplina de Filosofia. Para tanto, utilizaremos os seguintes autores: Antonio Candido (1989), Rildo Cosson (2006), Vera Teixeira de Aguiar (1993), Arnold Van Gennep (2011), Karl Jaspers (1965), Maria Antonia Perdigão (2001), dentre outros.

Downloads

Publicado

2024-11-06

Como Citar

Veloso, R. F. (2024). LITERATURA E FILOSOFIA, A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO MÉDIO:: ENTRE RITOS E SONHOS, A TERRA SONÂMBULA, DE MIA COUTO. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 35, 187–211. Recuperado de https://pem.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/2724

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES