O LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO E A ESMAECIDA PRESENÇA DE ESCRITORAS BRASILEIRAS NEGRAS

Autores

  • Gislene Aparecida da Silva Barbosa IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Maria Alzira de Souza Santos
  • Marlene Maliko Maeda
  • Carla Paes de Camargo

Resumo

Este artigo apresenta considerações acerca de duas coleções didáticas de Língua Portuguesa do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para o ensino médio (2021) no que se refere à presença ou à ausência de obras de escritoras negras brasileiras nas aulas de literatura. Trata-se de uma análise documental que reflete sobre três aspectos: o ensino de literatura na perspectiva do letramento literário; o livro didático nas aulas de literatura; as obras de mulheres negras em atividades didáticas de literatura brasileira. Evidencia-se uma presença sutil e incompleta das mencionadas escritoras, uma vez que as obras delas, quando presentes, estão fragmentadas e não oportunizam práticas para ampliação do letramento literário dos estudantes.

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Publicado

2024-11-06

Como Citar

da Silva Barbosa, G. A., de Souza Santos, M. A., Maliko Maeda, M., & Paes de Camargo, C. (2024). O LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO E A ESMAECIDA PRESENÇA DE ESCRITORAS BRASILEIRAS NEGRAS. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 35, 31–51. Recuperado de https://pem.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/2719

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES