Belém na rota da ópera ocidental e o mundo musical de Ettore Bosio

Autores

  • Amanda Brito Paracampo Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Música, artes, Ettore Bosio, Amazônia global, Séculos XIX e XX

Resumo

É de nosso intuito considerar e analisar o meio artístico-musical amazônico, especificamente em Belém, no contexto da música ocidental operística e lírica (1890-1910). De que forma este mundo e aqueles que faziam parte dele estavam inseridos numa escala artístico-musical global, partindo de uma perspectiva amazônica. Neste sentido, faz-se uma análise da trajetória do maestro italiano radicado em Belém, Ettore Bosio, que entre outras coisas, foi também diretor do Instituto Carlos Gomes à época de sua reinauguração em 1929. O maestro Bosio foi apenas um dos muitos músicos italianos que passaram por Belém àquele período, chegando à cidade por meio de uma companhia lírica italiana, estas responsáveis pelos espetáculos operísticos que lotavam o Teatro da Paz. Na recepção de suas composições líricas pela crítica da imprensa, era abordado, inevitavelmente, o tema da modernidade na música. Evidenciamos, assim, o lugar de Belém dentro de um contexto global das artes musicais.

Palavras-chave: Música, artes, Ettore Bosio, Amazônia global, séculos XIX e XX.

Referências

ALVES, Moema de Bacelar. Do Lyceu ao Foyer: exposições de arte e gosto no Pará da virada do século XIX para o século XX. 2013. 190 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.

ANDRADE, Mário de. Música, doce música. Obras Completas de Mário de Andrade – VII. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1939.

ANDRADE, Mário. Ensaio sobre a música brasileira. 3 ed. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1972.

ANDRADE, Mário. Evolução social da música brasileira. In: ANDRADE, Mário de. Aspectos damúsica brasileira. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1965, p. 15-40.

BENJAMIN, Walter; SCHÖTTKER, Detlev; BUCK-MORSS, Susan; HANSEN, Miriam. Benjamin e a obra de arte – técnica, imagem, percepção. Coleção Arte Físsil. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

BOSIO, Ettore. Humorismo de artista. Belém: Tipografia da Livraria Gillet, 1934.

CAPPELLI, Vittorio. La presenza italiana in Amazzonia e nel nordest del Brasile tra Otto e Novecento. Maracanan, Rio de Janeiro, n. 6, p. 123-146, 2010.

CENNI, Franco. Italianos no Brasil – “Andiamo in ‘Merica”. 3 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.

CORREIO PARAENSE. Pará, s/n, 04 set. 1892.

COSTA, Antônio Maurício Dias. A questão do popular na música da Amazônia paraense da primeira metade do século XX. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 63, p. 86-102, abr. 2016.

CUNHA, Newton. Os fundamentos filosóficos e científicos do naturalismo. In: GUINSBURG, Jacó; FARIA, João Roberto (Orgs). O Naturalismo. São Paulo: Perspectiva, 2017, pp. 39-48. (Coleção Stylus).

DEMOCRATA, O. Pará, s/n, 16 jan. 1890.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Pará, s/n, 21 jun. 1888.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Pará, n. 275, 23 dez. 1891.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Pará, n. 63, 19 mar. 1892.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Pará, n. 64, 20 mar. 1892.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Pará, n. 65, 22 mar. 1892.

EMMI, Marília Ferreira. Italianos na Amazônia (1870-1950). Belém: Editora da Universidade Federal do Pará, 2008.FABRIS, Mariarosaria. Verga e o Verismo italiano. In: GUINSBURG, Jacó; FARIA, João Roberto (Orgs). O Naturalismo. São Paulo: Perspectiva, 2017, pp. 183-214. (Coleção Stylus).

FIGUEIREDO, Aldrin. Eternos modernos: uma história social da arte e da literatura na Amazônia, 1908-1929. 2001. 315 f. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

FIGUEIREDO, Aldrin. Janelas do passado, espelhos do presente: Belém, arte, imagem e história. Belém: Museu de Arte de Belém, 2011.

FOLHA DO NORTE. Pará, s/n, 09 ago. 1896.

FREIRE, Vanda L. Bellard. A história da música em questão: uma reflexão metodológica. Revista Música, São Paulo, vol. 5, n. 2, p. 152-170, 1994.

FREIRE, Vanda L. Bellard. Óperas em português: ideologias e contradições em cena. In: VOLPE, Maria Alice (Org.). Atualidade da ópera. Série Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ. Vol. I. Rio de Janeiro: 2012, pp. 303-316.

LE GOFF, Jacques. São Luís – biografia. 5 ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2014.

MELLO, Maria Tereza Chaves de. A república consentida: cultura democrática e científica do final do Império. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

PACOTILHA. Maranhão, n. 323, 04 dez. 1891.PARACAMPO, Amanda Brito. As trilhas amazônicas de Ettore Bosio: trajetória, música e presença no meio artístico-musical de Belém (1892-1936). 2018. 217 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

PÁSCOA, Márcio. Ópera em Belém. Manaus: Editora Valer, 2009.

RODRIGUES, Silvio Ferreira. Todos os caminhos partem de Roma: arte italiana e romanização entre o Império e a República em Belém do Pará (1867-1892). 2015. 425 f. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

SALLES, Vicente. A música e o tempo no Grão-Pará. Belém: Conselho Estadual de Cultura, 1980. (Coleção Cultura Paraense).

SALLES, Vicente. Sociedades de euterpe: as bandas de música no Grão-Pará. Brasília: Edição do autor, 1985.

SALLES, Vicente. Memória histórica do Instituto Carlos Gomes. Brasília: Micro-edição do autor, 1995.

SALLES, Vicente. Música e músicos do Pará. 2 ed. Brasília: Micro-edição do autor, 2007.

VOLPE, Maria Alice. Período romântico brasileiro: alguns aspectos da produção camerística. Revista Música, São Paulo, vol. 5, n. 2, p. 133-151, 1994.

WALTON, Benjamin. Fantasias operísticas italianas na América Latina. In: VOLPE, Maria Alice (Org.). Atualidade da ópera. Série Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ. Vol. I. Rio de Janeiro: 2012, p. 31-40.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

PARACAMPO, Amanda Brito. Belém na rota da ópera ocidental e o mundo musical de Ettore Bosio. Faces da História, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 103–123, 2018. Disponível em: https://pem.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1141. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos para Dossiê