“Il modello e il disegno sono italiani”

Os pintores brasileiros e a cultura artística europeia na Amazônia Imperial (1840-1880)

Autores

  • Silvio Ferreira Rodrigues Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Arte Italiana, Amazônia Imperial, Cultura artística

Resumo

Durante a segunda metade do século XIX, no contexto político do Segundo Reinado no Brasil, a Amazônia, particularmente a província do Pará, foi palco de um intenso intercâmbio econômico e cultural com os países da Europa Ocidental. Na época, as relações entre o extremo norte do país e o Velho Mundo se intensificaram, com destaque para o cenário artístico italiano. De lá chagavam objetos de arte, artistas e inovadores movimentos estéticos de alcance global. Enquanto isso, a província do Pará enviava para as academias italianas jovens aspirantes a artista, que deveriam aprender com a cultura figurativa produzia ali e, depois, propagá-la na Amazônia. É sobre esse vínculo entre o ambiente artístico paraense e a Itália que tratarei neste breve artigo. Foi exatamente nesse momento que esses laços culturais se estreitaram, produzindo um longo, frutífero e privilegiado diálogos no campo das artes.

Referências

BATES, H. W. Um naturalista no rio Amazonas. São Paulo: Itatiaia/EDUSP, 1979.

BRAUDEL, Fernand. O modelo italiano. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BERTRAND, Romain. Le long remord de la conquête: Manille-Mexico-Madrid: l’affaire Diego de Ávila, 1577-1580. Paris: Seuil, 2015.

BREA, Leticia Azcue. Roma e la Spagna, mecenatismo reale e privato di scultura nell’Ottocento (fino al 1873). In: CAPITELLI, Giovanna. GRANDESSO, Stefano; MAZZARELLI, Carla; (a cura di). Roma Fuori di Roma: L’esportazione dell’arte moderna da Pio VI all’Unità. Roma: Campisanto Editore, 12012, p.265-291.

BROOK, Carolina. Gli allievi catalani di Tomaso Minardi. In: CAPITELLI, Giovanna; GRANDESSO, Stefano; MAZZARELLI, Carla; (a cura di). Roma Fuori di Roma: L’esportazione dell’arte moderna da Pio VI all’Unità. Roma: Campisanto Editore, 12012,p. 335-346.

CAPITELLI, Giovanna. Il mercato globale dell’arte sacra romana. In: CAPITELLI, Giovanna. GRANDESSO, Stefano; MAZZARELLI, Carla; (a cura di). Roma Fuori di Roma: L’esportazione dell’arte moderna da Pio VI all’Unità. Roma: Campisanto Editore, 12012, p.389-417.

COLI, Jorge. Como estudar a arte brasileira do século XIX?. São Paulo: Senac/SP, 2005.

DAZZI, Camila. A Associazione Artistica Internazionale di Roma - sodalício de artistas estrangeiros residentes na Itália em fins do século XIX. 19&20, Rio de Janeiro, v. IX, n. 1,jan./jun. 2014.

DAZZI, Camila. As relações Brasil-Itália no segundo Oitocentos: a recepção da crítica de arte carioca à obra dos pintores brasileiros na Itália (1880-1890). 19&20, Rio de Janeiro, v. I, n. 2, ago. 2006.

DAZZI, Camila. Meirelles, Zeferino, Bernardelli e outros mais: a trajetória dos pensionistas da Academia Imperial em Roma. Revista de História da Arte e Arqueologia, v. 10, p. 17-42, 2008.

FIGUEIREDO, Aldrin Moura de. Portugueses, italianos e franceses nos círculos artísticos de Belém do Pará (1880-1920). In: ARRUDA, J. J. de Andrade et al (orgs.). De colonos a imigrantes: i(e)migração portuguesa para o Brasil. São Paulo: Alameda, 2013. p. 549-561.

FIGUEIREDO, Aldrin Moura de. Vestir a História: pintura, moda e identidade nacional na Amazônia, 1916-1913. Histórica –Revista Eletrônica do Arquivo Público do Estado de São Paulo, no 53, abr. 2012.

FIGUEIREDO, Aldrin Moura de; RODRIGUES, Silvio Ferreira. Um altar romano na baía do Guajará: programa iconológico e reforma católica na Catedral da Sé de Belém do Pará (1867-1892). Horizonte, Belo Horizonte, v. 14, n. 43, p. 975-1011, jul./set. 2016.

FIGUEIREDO, Aldrin Moura de; RODRIGUES, Silvio Ferreira. Onde estava a periferia da arte? Circulação e recepção de cópias de pintura europeias na Amazônia no século XIX. Revista Tempo, v. 23 n. 3, p.589-608, set./dez. 2017.

GÁLLEGO, Julián. Nostalgias de Roma. In: REYERO Carlos (eds.) Roma y el ideal académico: la pintura en la Academia Española de Roma, 1873-1903, catálogo de exposición (Madrid, Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, 9 septiembre-15 octubre), Madrid, Comunidad de Madrid – Academia de San Fernando, 1992, p.15-25.

GINZBURG, Carlo. Miti, emblemi, spie: morfologia e storia.Turim: Einaudi, 1986

GOMBRICH. E.H. Arte e Ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

GONZALO, Carlos e MARTÍ, Montse (Org.) Pintores Españoles en Roma (1850-1900). Madrid: Tuquests Editaes, 1996.

GRASSI, Luigi; PEPE, Mario. Dizionario della Critica d’Arte. Torino: UTET, 1978.

GRANDESSO, Stefano. Verso il Realismo in scultura. La fortuna delle scuole regional. In: SISI, Carlo (a cura di). L’Ottocento in Italia. Le arti sorelle. Il Realismo, 1840-1870. Milano: Electa, 2007, p.147-173.

GRUZINSKI, Serge. La pensée métisse. Paris: Fayard, 1999.

MEIRA FILHO, Augusto. Contribuição à História da Pintura na Província do Grão-Pará no Segundo Reinado (Esboço de um artista esquecido). Belém:[s.n.], 1975.

PEREIRA, Sonia Gomes. Os Exercícios de Cópias dos Nossos Artistas na Europa: o que viam e o que escolhiam. In: XXXII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte,2012, Brasília. Anais do XXXII Colóquio do CBHA. Brasília: CBHA / UNB, 2012, p.707-724. v. 1.

PEVSNER, Nikolaus. Academias de arte: passado e presente. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

RACIOPPI, Pier Paolo. “American Art from Americans subjects”. La ricezione dele opere romane di Thomas Crawford in America e la sfida ‘anti-romana’ di Henry Kirke Brown. In: CAPITELLI, Giovanna. GRANDESSO, Stefano; MAZZARELLI, Carla; (a cura di). Roma Fuori di Roma: L’esportazione dell’arte moderna da Pio VI all’Unità. Roma: Campisanto Editore, 12012, p.307-321.

RAYERO, Carlos. Artisti spagnoli e portughesi: L’ esperienza italiana, um passaggio obbligato per laformazione artistica. In: Ottocento: cronache dell’ arte in italiana dell’Ottocento, n. 20. Milano: Giorgio Mandadori, 1991.

SALLES, Vicente. Música e Músicos do Pará. 2.ed. rev. Belém: FCP, 2016.

SALLES, Vicente. Manoel, irmão de Crispim. A Província do Pará, Belém, 22 de setembro de 1992, 2o Caderno, p. 12.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. As Barbas do imperador: D. Pedro II: um Monarca dos Trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SILVA, Caroline Fernandes. O moderno em aberto: o mundo das artes em Belém do Pará e a pintura de Antonieta Santos Feio. Belém: IAP, 2013.

SILVEIRA, Carlos. Liberto da Academia e perseguindo a luz: o percurso fulgurante de Henrique Pousão. 19&20, Rio de Janeiro, v. VI, n. 1, jan./mar. 2011.

SISI, Carlo. 1861-889: gli anni delle Esposizione. MAZZOCCA, Fernando; SISI; Carlo (a cura di) Ottocento. Da Canova al Quarto Stato, catalogo della mostra (Roma). Milano: A.Villari, Skira, 2008, pp. 47-71.

SUSINNO, Stefano. La pittura a Roma nella prima metà dell’Ottocento. In: CASTELNUOVO, Enrico (a cura di). La pittura in Italia. L’Ottocento. Tomo primo. Milano: Electa, 1991, p. 399-430.

VASTA, Daniela. La pittura sacra in Italia nell’Ottocento: dal neoclassicismo al simbolismo. Roma: Gangemi, 2012.

Fontes:

ARTE italiana com espaço garantido. O Liberal, 20 de março de 1889, p.3.

ASSEMBLEA Legislativa Provincial do Pará. 5a Legislatura. Presidencia do Sr. Joaquim F. P. Guimarães. Sessão em 27 de agosto de 1846. Treze de Maio, sabbado, 12 de setembro de 1846a, p.1.

ASSEMBLEA Legislativa Provincial do Pará. 5a Legislatura. Presidencia do Sr. Joaquim F. Guimarães. Sessão em 3 de setembro de 1846.Treze de Maio, sabbado, 19 de setembro de 1846b, p.2.

ASSEMBLEA Legislativa Provincial do Pará. 5a Legislatura. Presidencia do Sr. Joaquim F. P. Guimarães. Acta do 5 dia de setembro de 1846. Treze de Maio, quinta-feira, 23 de setembro de 1846c, p.2.

CARLOS Gomes e Pedro Americo. A Constituição, sexta-feira, 21 de julho de 1876, p.1.

DADOS estatisticos e informações para os immigrantes publicados por ordem do ex. sr. Conselheiro Tristão Alencar de Araripe, presidente da Provincia. Pará: Typ. Do Diário da Provincia, 1886.

DISCURSO recitado pelo Exmo Snr. Doutor João Maria de Moraes, vice-presidente da Provincia do Pará, na abertura da primeira sessão da quinta legislatura da Assemblea Provincial, no dia 15 de agosto de 1846. Pará: Typograhia de Santos & Filho, 1846.

DISCURSO recitado pelo Sr. Doutor João Maria de Moraes, vice-presidente da Provincia do Pará, na abertura da segunda sessão da quinta legislatura da Assemblea Provincial, no dia 15 de agosto de 1847. Pará: Typographia Santos & Filho, 1847.

EXPEDIENTE do governo. Dia 6 de agosto: officio ao Inspector do tesouro provincial. Jornal do Pará, terça-feira, 11 de agosto de 1874, p.2.

FALLA dirigida pelo exmosnr. conselheiro Jeronimo Francisco Coelho, presidente da provincia do Gram-Pará, á Assembléa Legislativa Provincial na abertura da sessão ordinaria da sexta legislatura no dia 1o de outubro de 1848. Pará, Typ. de Santos& filhos, 1848.

FALLA dirigida pelo exmosnr. conselheiro Jeronimo Francisco Coelho, prezidente da provincia do Gram Pará á Assembléa Legislativa Provincial na abertura da segunda sessão ordinaria da sexta legislatura no dia 1o de outubro de 1849. Pará, Typ. de Santos & filhos, 1849.

GAZETILHA: Felicitação. Jornal do Pará, quinta-feira, 10 de setembro de 1874, p.2.

NOTICIAS diversas: Tito Carlos de Oliveira. Diario de Belem, quarta-feira, 5 de janeiro de 1876, p.1.

MENSAGEM dirigida ao Congresso do Estado do Pará pelo Dr. Lauro Sodré, Governador do Estado, ao expirar o seu mandato, no dia 1o de fevereiro de 1897. Pará: Diario Official, 1897, p.36.

PARÁ: parte official. Assemblea Provincial. 10o sessão ordinária, em 2 de maio de 1846. Presidente Snr. Dr. Angelo. Treze de Maio, sabbado, 23 de maio de 1846. p.2

PARTE Official: Assembleia legislativa provincial. Sessão ordinária em 11 de outubro de 1859. Requerimento. A Epocha, sabado, 22 de outubro de 1859a, p.1.

PARTE Officcial: Assemblea Legislativa Provincial. Sessão ordinária em 21 de outubro de 1859. A Epocha, segunda-feira, 7 de novembro de 1859b, p.1.

PARTE Offcial, Gazeta Offical, Pará, quarta-feira, 2 de maio de 1860, p.2.

PATERTE Official: Lei do orçamento provincial N° 694 De 25 de outubro de Abel Graça, presidente da província do Pará. Jornal do Pará, terça-feira, 7 de novembro de 1871, p.1.

PASSAMENTO. O Liberal do Pará, Belém do Pará, terça-feira, 3 de outubro de 1871, p. 1.

PHOLHETIM do Treze de Maio: A semana. Belém, 19 de abril de 1856. Treze de Maio, segunda-feira, 21 de abril de 1856, p.2.

PROVINCIA do Pará: Palácio do Governo na cidade de Belém, 6 de agosto de 1856. Treze de Maio, sexta-feira, 8 de agosto de 1856, p.3.

RELATORIO apresentado ao exmo snr. dr. José Joaquim da Cunha, presidente da província do Gram Pará, pelo commendador Fausto Augusto d’Aguiar por occasião de entregar-lhe a administração da provincia no dia 20 de agosto de 1852. Pará, Typ. de Santos & filhos, 1852.

RELATORIO que o Exmo Snr Coronel, 3o Vice-Presidente desta Provincia, Miguel Antonio Pinto Guimarães tinha organizado para apresentar a Assemblea Legislativa Provincial no dia 26 de outubro deste anno. Continuação do no 576. Treze de Maio, sexta-feira, 2 de novembro de 1855, p.2.

RELATORIO apresentado ao Execelentissimo Senhor Conselheiro de Guerra Vice-almirante Joaquim Raymundo de Lamare, Presidente da Provincia do Pará, pelo Director da Instrucção Publica, Antonio Gonçalves Nunes, em 21 de agosto de 1868. Pará: Typ. do Diario do Gram-Pará, 1868.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

RODRIGUES, Silvio Ferreira. “Il modello e il disegno sono italiani”: Os pintores brasileiros e a cultura artística europeia na Amazônia Imperial (1840-1880). Faces da História, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 85–102, 2018. Disponível em: https://pem.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1133. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos para Dossiê