Mapeamento das pesquisas sobre salas de cinema nos cursos de pós-graduação stricto sensu do Estado do Rio de Janeiro
Mots-clés :
histórias de cinemas, Programas de Pós-graduação stricto sensu, Salas de cinema, Rio de JaneiroRésumé
Neste artigo, apresentamos o mapeamento das pesquisas sobre salas de cinema desenvolvidas nas pós-graduações stricto sensu das Instituições de Ensino Superior Públicas (Federais e Estaduais) e Privadas do estado do Rio de Janeiro. Utilizamos como metodologia a revisão sistemática, que segue os sete passos indicados pela Colaboração Cochrane, organização ligada à área de saúde, reconhecida como referência para a produção de revisões sistemáticas. No total, foram contabilizadas 61 pesquisas (48 dissertações e 13 teses). Esses trabalhos foram analisados segundo a sua instituição de origem, a Grande Área da CAPES a qual pertence o Programa de Pós-graduação onde foram desenvolvidos, a década em que foram defendidos e os municípios aos quais fazem referência – sejam eles fluminenses ou não. Depois de realizarmos o levantamento quantitativo das pesquisas, nós organizamos os estudos em grupos para verificar possíveis tendências temáticas. Afinal, enquanto objeto de estudo, as salas de cinema podem ser analisadas a partir de diferentes perspectivas. Fica claro, portanto, que o campo – nomeado por João Luiz Vieira (2021) como histórias de cinemas – está em crescimento no estado do Rio de Janeiro.
Références
ALLEN, Robert C.; GOMERY, Douglas. Film History: Theory and Practice. New York: Knopf, 1985.
ALMEIDA, Davi Monteiro de. Fatores que influenciam a satisfação do consumidor de cinema: o caso da tecnologia 3D no filme Alice no País das Maravilhas. 2011. 193 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
ALVES, Bernardo Marquez. Os estudos do som no cinema: evolução quantitativa, tendências temáticas e o perfil da pesquisa brasileira contemporânea sobre o som cinematográfico. 2013. 180 f. Dissertação (Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
AROUXA, Tânia Maria Lopes. A distribuição digital: o caso da indústria cinematográfica. 2007. 67 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, Rio de Janeiro, 2007.
AUTRAN, Arthur. Panorama da historiografia do cinema brasileiro. Revista Alceu, Rio de Janeiro, v. 7, n. 14, pp. 17-30, janeiro/junho 2007.
BERNARDET, Jean Claude. Historiografia clássica do cinema brasileiro: metodologia e pedagogia. São Paulo: Annablume, 1995.
BILTEREYST, Daniel; MALTBY, Richard; MEERS, Philippe (Eds.). The Routledge Companion to New Cinema History. London / New York: Routledge, 2019.
BOSSÉNO, Christian-Marc. La place du spectateur. Vingtième Siècle: revue d’histoire, nº 46, pp. 143-154, avril/juin 1995.
BUTCHER, Pedro. Hollywood e o mercado de cinema brasileiro: princípio(s) de uma hegemonia. 2019. 251 f. Tese (Doutorado em Cinema e Audiovisual) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
CARVALHO, Taisa Soares de. Cinelândia: um conjunto histórico. 2007. 185 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
CASTRO, Aldemar Araujo. Revisão Sistemática e meta-análise. In: Usina de pesquisa. 2001. Disponível em: http://www.usinadepesquisa.com/metodologia/wp-content/uploads/2010/08/meta1.pdf. Acesso em: 12 jan. 2022.
CASTRO, Glória Gelmini de. Cine Palácio: documento cinematográfico e patrimônio arquitetônico no “Museu de Percurso Lugar de Memória Cinelândia / Entorno”. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
CONDÉ, William Nunes. Marc Ferrez & Filhos: comércio, distribuição e exibição nos primórdios do cinema brasileiro (1905-1912). 2012. 166 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). GeoCAPES Visão Analítica – 1998/2018. Disponível em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/ Acesso em: 12 jan. 2022.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Sobre as áreas de avaliação. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/areas-avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao. Acesso em: 12 jan. 2022.
DIAS, Lúcia Rodrigues de Almeida. Na tela, o Cine Guaraci, um artefato transformado em símbolo geográfico no cruzamento dos tempos em Rocha Miranda, Rio de Janeiro. 2014. 85 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
EMERY, Osvaldo Luiz. Determinação do critério de ruídos recomendável para salas de exibição cinematográfica. 1994. 100 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1994.
FERRAZ, Talitha Gomes. Construção de sociabilidades e memórias na Tijuca: o caso dos extintos cinemas da Praça Saens Peña e as atuais formas de espectação cinematográfica no bairro. 2009. 216 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
FERRAZ, Talitha Gomes. Espectação cinematográfica no subúrbio carioca da Leopoldina: dos “cinemas de estação” às experiências contemporâneas de exibição. 2014. 236 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
GUEDES, Martha Sirimarco. Cine-jornalismo e populismo: o ciclo Carriço Film em Juiz de Fora. 1980. 127 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1980.
HOMER NETWORK. History of movie-going, exhibition and reception. Disponível em: www.homernetwork.org. Acesso em: 12 jan. 2022.
LEPRI, Adil Giovanni. O Estado e a exibição: as políticas estatais de acesso ao cinema e audiovisual no Rio de Janeiro a partir de 2010. 2016. 162 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
LEVI, Giovanni. Sobre a micro-história. In: BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2011.
LIMA, Evelyn Furquim Werneck. Arquitetura do espetáculo: teatros e cinemas na formação do espaço público da Praça Tiradentes e da Cinelândia. 1997. 362 f. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.
LOPES, Cristiano Aguiar. Pós-graduação stricto sensu e a produção científica no Brasil. 2019. Disponível em: https://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/39019. Acesso em: 12 jan. 2022.
MACÊDO, Cibele Mariano Vaz de. Cinelândia: território de socialidade e de narrativas sem fim. 2013. 380 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
MALTBY, Richard. New Cinema Histories. In: BILTEREYST, Daniel; MALTBY, Richard; MEERS, Philippe (Eds.). Explorations in New Cinema History: approaches and case studies. Oxford: Blackwell Publishing, 2011.
MATTOS, Guilherme Meirelles Mesquita. Decodificando a cidade: forma, imagem e história na classificação tipológica do centro da cidade do Rio de Janeiro. 2013. 406 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.
MONSORES, Carla Sobrosa Mesquita. A melhor diversão? Para quem? Consumo de cinema no Brasil após a chegada dos multiplexes. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.
OLIVEIRA, Anna Luiza Gaudini de. O consumo de cultura e lazer no centro histórico do Rio de Janeiro e a integração do espaço da Lapa, Cinelândia e Praça XV. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
OLIVEIRA, Mariela Salgado Lacerda de. Projeto de restauração e readequação de uso do Cine Teatro Edgard em Cataguases, Minas Gerais. 2017. 141 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
PORTELLA, Mônica. Avaliação da qualidade percebida dos serviços de cinemas multiplex: estudo empírico em uma unidade do Rio de Janeiro. 2008. 169 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, Rio de Janeiro, 2008.
SALGADO, Antonia de Vicente. Possibilidades de fidelização às salas de cinema desconsiderando a escolha do filme. 2003. 77 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2003.
SANTOS, Bruno Sarmento dos. Conflito entre uso e forma nas salas de cinema tombadas do Rio de Janeiro. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
SANTOS, Silvana Valente dos. Reitoria da UFF: marco arquitetônico e urbano da cidade de Niterói. 2010. 200 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.
SANTOS FILHO, Carlos Alberto Diniz dos. A joia do bairro: o Cine Joia e a identidade cultural de Copacabana. 2021. 289 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
SCHVARZMAN, Sheila. Cinema Brasileiro, História e Historiografia. In: Mnemocine. 2008. Disponível em: http://www.mnemocine.com.br/index.php/2017-03-19-18-18-46/historia-e-cinema/120-cinema-brasileiro-historia-e-historiografia. Acesso em: 12 jan. 2022.
SILVA, Joilson Bessa da. Salas de cinema em Campos dos Goytacazes: lugar, sociabilidade e políticas culturais – da década de 1960 aos anos 2010. 2017. 224 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
SOCINE. Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Seminários Temáticos para o triênio 2020-2022. Disponível em: www.socine.org/encontros/seminarios-tematicos-para-o-trienio-2020-2022/. Acesso em: 12 jan. 2022.
SOUSA, Márcia Cristina da Silva. Entre achados e perdidos: colecionando memórias dos palácios cinematográficos da cidade do Rio de Janeiro. 2013. 439 f. Tese (Doutorado em Memória Social) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
TAVEIRA, Alberto Antonio. Fogos de artifício à luz do dia: a arquitetura de Antônio Virzi no Rio de Janeiro. 1998. 130 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1998.
VIEIRA, João Luiz; PEREIRA, Margareth Campos. Espaços do sonho: cinema e arquitetura no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Embrafilme, 1983
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam na Revista Faces da História concordam com a cessão dos direitos autorais dos manuscritos, processo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista Faces da História pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.