A política cultural da Secretaría de Educación Pública (SEP) e a “educación socialista” no México na década de 1930

Autores/as

  • Anderson Montagner Martins UNESP/Assis

Palabras clave:

México, Educação, SEP

Resumen

Nosso objetivo é analisar as principais características da política cultural desenvolvida pela Secretaría de Educación Pública (SEP) no México desde a sua criação até a radicalização de suas propostas na década de 1930. Se durante a década de 1920 a SEP esteve preocupada com a inserção da população camponesa e indígena na construção de uma nova nação e de uma nova identidade, na década de 1930 a sua política educacional se radicalizou em busca de uma mudança imediata da realidade socioeconômica do país. Tal radicalização se deu com a implantação da “educación socialista” no México no início do governo de Lázaro Cárdenas, em dezembro de 1934. Além disso, procuraremos refletir sobre a disseminação ideológica feita pela SEP desde o início da década de 1930 através do meio editorial, do teatro e do cinema, que serviu para sustentar e legitimar a radicalização de suas propostas.

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Publicado

2018-12-20

Cómo citar

MARTINS, Anderson Montagner. A política cultural da Secretaría de Educación Pública (SEP) e a “educación socialista” no México na década de 1930. Faces da História, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 283–296, 2018. Disponível em: https://pem.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/917. Acesso em: 21 nov. 2024.