Da tração animal aos carros invisivelmente propelidos

o transporte público em Lisboa, 1834-1910 - parte I, o tempo das bisarmas (1834-1873)

Autores/as

Palabras clave:

Companhias de serviços públicos, Bondes, Lisboa, Transporte público

Resumen

Apresentamos a primeira parte da trajetória dos transportes públicos em Lisboa, cuja similaridade com outras cidades se deu pelo protagonismo do bonde à tração animal e elétrico no serviço de transporte de pessoas, bens e mercadorias, necessidade premente com o crescimento industrial e o adensamento urbano do século XIX. A Carris de Ferro monopolizou o serviço por 148 anos, desde 1873 com os americanos, tramways à tração animal, e depois com os eléctricos, a primeira carreira com carros invisivelmente propelidos correu a 31 de agosto de 1901. A urgência pelo serviço levou a Câmara Municipal a se ocupar da concessão já em 1834 e ora trazemos a história das companhias criadas com dificuldade. O marco final desse período de intermitência é exatamente a criação da Carris de Ferro, celebrada pela população e ainda hoje a concessionária do serviço em Lisboa.

Biografía del autor/a

Alexandre Ricardi, Universidade de São Paulo

Mestre e Doutor em História pela Universidade de S. Paulo. E-mail: alexandre.ricardi@alumni.usp.br.

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Acervos:

Acervo Municipal do Arco do Cego.

Acervo do Museu da Carris.

Publicado

2021-12-22

Cómo citar

RICARDI, Alexandre. Da tração animal aos carros invisivelmente propelidos: o transporte público em Lisboa, 1834-1910 - parte I, o tempo das bisarmas (1834-1873). Faces da História, [S. l.], v. 8, n. 02, p. 101–120, 2021. Disponível em: https://pem.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/2139. Acesso em: 25 dic. 2024.