Uma análise histórica da escola de formação agrícola de Itapiranga (SC)

dimensões do discurso modernizador em cooperação com a Misereor da Alemanha

Autores/as

  • Douglas Orestes Franzen FAI Faculdades

Palabras clave:

Educação, modernização da agricultura, Misereor, Itapiranga

Resumen

O texto analisa o processo de implantação da escola de formação agrícola em Itapiranga através do engajamento local e do apoio financeiro da instituição de cooperação alemã Misereor. O objetivo é de conjecturar os discursos e as intencionalidades que permearam o processo diante de um contexto de modernização da agricultura nas décadas de 1960 e 1970. Para tanto, o texto faz uso de referências bibliográficas bem como de arquivos documentais consultados no Arquivo da Misereor na cidade de Aachen, Alemanha.

Citas

AGRO E HIDRO TÉCNICA. Relatório de Desenvolvimento Econômico de Itapiranga. (Mimeo), 1962.

BALSAN, Rosane. Impactos decorrentes da modernização da agricultura brasileira. In: Campo-Território: Revista de Geografia Agrária. V. 1, No 2, p.123.151, ago. 2006.

BOTH, João Albino. Oeste em Marcha. Cultura e técnica que nos servem de exemplo. Itapiranga, 31 de Março de 1963, p. 02.

EIDT, Paulino. Porto Novo: da escola paroquial ao projeto de nucleação – uma identidade em crise. Ijuí: Editora da Unijuí, 1999.

ELIAS, Norbert. Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1997.

ERB, Scott. German foreign policy: navigating a new era. Lynne Rienner: Boulder, 2003.

FRANZEN, Douglas Orestes. Os católicos alemães e a política de cooperação transnacional: gênese da fundação e expansão da instituição Misereor. In: Revista Latino Americana de História. V. 4, no 14, p. 251-271, 2015

GOULARTI FILHO, Alcides. Formação econômica de Santa Catarina. Florianópolis: Cidade Futura, 2002.

ITAPIRANGA EM MARCHA. Itapiranga vive uma encruzilhada histórica. Itapiranga, 30 de Novembro de 1962, no 82, p. 01.

ITAPIRANGA EM MARCHA. Combate às moscas domésticas nas propriedades rurais. Itapiranga, 31 de Dezembro de 1962, no 84, p. 01.

ITAPIRANGA EM MARCHA. Informe da Comude. Itapiranga, 31 de Agosto de 1962, no 76, p. 01.

KIEFER, W.; RISSE, H.T. Misereor: ein Abenteuer der christlichen Liebe. Mainz, Deutschland: Mathias-Grünewald-Verlag, 1962, p. 27.

MICHELS, Ido Luiz. Crítica ao modelo catarinense de desenvolvimento: do planejamento econômico, 1956 aos precatórios, 1997. Campo Grande, MS: Editoria da UFMS, 1998.

NEUMANN, Rosane Márcia. Uma Alemanha em miniatura: o projeto de imigração e colonização étnico particular da colonizadora Meyer no Noroeste do Rio Grande do Sul (1897-1932). 2009. 632 f. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

PUHL, Oscar. Escola Agrícola Profissional Itapiranga. In: Jornal Itapiranga em Marcha, 15 de Julho de 1962, no 73, p. 7.

REIS, Vítor. Oeste em Marcha. Itapiranga constrói a sua Sociedade. Itapiranga, 22 de Junho de 1963, no 101, p. 1.

SCHWENGBER, Guido. Clarinadas. Itapiranga e o desenvolvimento agrícola. Itapiranga, 15 de Junho de 1958, no 6, p. 5.

SEHNEM, Dirce Terezinha Drebel. Escola e ensino agrícola. São Miguel do Oeste: Mclee, 2001.

SILVA, Márcia Pereira da; FRANCO, Gilmara. Imprensa e política no Brasil: considerações sobre o uso do jornal como fonte de pesquisa histórica. In: Revista História em Reflexão. Vol. 4, no 8, p. 1-11, jul/dez 2010.

STRIEDER, Roque. Produção Agrícola Integrada: a emergência humana do trabalhador agrícola. São Miguel do Oeste: Mclee. 2000.

TOSCER, Sylvie. Les catholiques allemands à la conquête du developpement. Paris, França, L’Harmattan, 1997.

WERLE, André Carlos. A revista de tropas do exército católico alemão: congresso católicos na Alemanha e no Sul do Brasil. 2006. 219 f. Tese (Doutorado) Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

REFERÊNCIAS DOCUMENTAIS:

Arquivo da Misereor, Aachen, Alemanha. Dossiês consultados: 233-0258/022; 233-058/022A; 233-058/022B

Publicado

2018-01-03

Cómo citar

FRANZEN, Douglas Orestes. Uma análise histórica da escola de formação agrícola de Itapiranga (SC): dimensões do discurso modernizador em cooperação com a Misereor da Alemanha. Faces da História, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 196–217, 2018. Disponível em: https://pem.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/188. Acesso em: 24 nov. 2024.