Design e cultura: análise da identidade em um patrimônio histórico-cultural – Mercado Público de Itajaí

Marcos Roberto Ramos, Ricardo Triska

Resumo


Abordando sob o viés do Design e sua relação com a cultura, neste artigo analisam-se aspectos da identidade de um patrimônio Histórico-Cultural. O objeto dessa pesquisa é o Mercado público Municipal de Itajaí - Santa Catarina, edificação centenária tombada pelo patrimônio histórico Municipal e Estadual. Viu-se a oportunidade de aplicar o Design como uma estratégia para análise, resgate, preservação e fortalecimento da Identidade deste espaço, primordial para a cultura da região. Para alcance deste objetivo desenvolveu-se uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivos exploratórios e descritivos, apropriando-se do método analítico e utilizando-se de procedimentos técnicos como pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Como resultado, observou-se que muitos aspectos trabalhados no Mercado Público poderiam ser melhorados visando evidenciar e fortalecer a identidade local, preservando a cultura.

Palavras-chave


Design; Cultura; Identidade; Patrimônio Histórico-Cultural; Mercado Público.

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