A memória do tradicional haicai japonês e a crítica e a estética contemporâneas / The memory of traditional japanese haiku and contemporary critics and aesthetics

Thiago Martins PRADO

Resumo


O artigo investiga como demandas por pluralidade, simultaneidade e não-linearidade, próprias da estética contemporânea, podem habitar nas formas do haicai e, paradoxalmente, como o haicai, com suas características peculiares de composição, rivaliza com tais demandas do mundo atual para as artes. O estudo ilustra as análises críticas a respeito da modalidade literária haicai por Roland Barthes, Alberto Marsicano, Rodolfo Wilzig Guttilla, Paulo Franchetti, Elza Taeko Doi e Regina Weinreich. Buscam-se correlações e oposições entre os clássicos japoneses, como Bashô, Buson, Issa e Shiki, e os praticantes mais contemporâneos dessa arte, como Waldomiro Siqueira Júnior (no cenário nacional) ou ainda Jack Kerouac (no cenário internacional).

Palavras-chave


Haicai tradicional japonês. Bashô. Crítica e estética contemporânea.

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