A APAE/CEDEG EM CAMPO GRANDE/MS (1967-1987): MEMÓRIA E HISTÓRIA DE SUA IMPLEMENTAÇÃO / The APAE/CEDEG in Campo Grande/MS (1967-1987): memory and history of its implementation

Giovani Ferreira BEZERRA, Alessandra Cristina FURTADO

Resumo


O artigo discute o processo de implementação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande/MS (APAE) - Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG), no período de 1967 a 1987, considerando a escassez de estudos sobre essa temática e a relevância da referida instituição educacional para a compreensão da Educação Especial brasileira e sul-mato-grossense. Adota-se como referencial teórico-metodológico a abordagem da História das Instituições Educacionais, na linha da historiografia francesa. Pôde-se observar que tal instituição teve uma origem elitizada, com a participação de agentes sociais próximos aos centros e redes locais de poder. Dessa forma, conseguiu assegurar sua existência identitária e a continuidade de seu projeto inicial, ainda que com algumas alterações estratégicas, como a oferta posterior de educação formal, sem, contudo, abandonar as representações do sujeito “excepcional” como indivíduo a ser “tratado” e “reabilitado” por especialistas da entidade, secundarizando-se o aspecto pedagógico.


Palavras-chave


Memória da Educação Especial. Sul de Mato Grosso/Mato Grosso do Sul. História das Instituições Educacionais. Movimento apaeano. Pessoas com deficiência.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Estadual Paulista (UNESP) – câmpus de Assis
Faculdade de Ciências e Letras

Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap)
Av. Dom Antônio, 2100 - Parque Universitário
CEP: 19.806-900 - Assis - SP - Brasil
Telefone: (18) 3302-5835
Website: https://www.assis.unesp.br/#!/pesquisa/cedap
e-mail: patrimonioememoria@gmail.com

 

 

Indexadores


Portal RedibLatindexDiadorimHarvard Library

Periodicos Capes

SHERPA/RoMEOEBSCOPKP logo
SEERDialNetOAJIEZB
erihplus