“O Espaço da Memória”: a formação, as inter-relações e o acervo pessoal de Fernando Augusto Albuquerque Mourão/The place of the memory”: the education, the interrelationships and the personal collection of Fernando Augusto Albuquerque Mourão

Clauber Ribeiro CRUZ

Resumo


A partir do contato com o acervo pessoal do Professor Dr. Fernando Augusto Albuquerque Mourão, este estudo pretende salientar as contribuições do intelectual nas diversas áreas em que atuou, recompondo, por sua vez, os arquivos e registros memorialísticos pertencentes ao seu acervo. Com a análise destes conjuntos pessoais, almejamos destacar partes da trajetória de uma das figuras incontornáveis da intelectualidade brasileira. Para isso, evidenciaremos partes do seu percurso, que vão desde o seu envolvimento com a Casa dos Estudantes do Império, em Portugal, até a formação de um espaço seminal para os estudos africanos no Brasil e seus desmembramentos com as relações internacionais africanas, isto é: O Centro de Estudos Africanos, da Universidade de São Paulo.

 


Palavras-chave


Acervo Pessoal. Casa dos Estudantes do Império. Centro de Estudos Africanos. Coleção Autores Africanos. Fernando Mourão.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Estadual Paulista (UNESP) – câmpus de Assis
Faculdade de Ciências e Letras

Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap)
Av. Dom Antônio, 2100 - Parque Universitário
CEP: 19.806-900 - Assis - SP - Brasil
Telefone: (18) 3302-5835
Website: https://www.assis.unesp.br/#!/pesquisa/cedap
e-mail: patrimonioememoria@gmail.com

 

 

Indexadores


Portal RedibLatindexDiadorimHarvard Library

Periodicos Capes

SHERPA/RoMEOEBSCOPKP logo
SEERDialNetOAJIEZB
erihplus