O baile do Kerb como espaço de memória: Continuidades, permanências e transformações por meio de dois eixos de análise / The Kerb dance as site of memory: Continuities, permanencies and transformations through two lines of analysis

Cyanna Missaglia de FOCHESATTO

Resumo


Este trabalho pretende compreender a representação e a importância do baile do Kerb por intermédio de dois eixos analíticos. O primeiro refere-se ao baile representado pelo artista gaúcho Pedro Weingärtner, em 1892. O baile exposto nas telas apresenta diversos elementos de investigação que colaboram para compreender hábitos e costumes da comunidade teuta no século XIX. Nesse caso, o baile pode ser estudado como uma memória retratada, além de ser um espaço de sociabilidade e de manutenção da cultura e da identidade germânica. O segundo eixo de análise aborda a festa do Kerb existente nos dias atuais, especialmente nos municípios do interior do Rio Grande do Sul. Busca-se o entendimento dos elementos de permanência, e aqueles que passaram por alguma transformação ao longo dos últimos anos nos bailes do Kerb, atentando, também, para as mudanças na função do baile para as comunidades, no Rio Grande do Sul.


Palavras-chave


Kerb. Pedro Weingärtner. Memória. Transformações.

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