Dois tempos de um percurso de experiências historiográficas: 1958-59 e 1970. As cartas que Cecília Westphalen trocou com Altiva Pilatti Balhana e Fernand Braude/Two times from a course of historiographical experiences: 1958-59 and 1970. The letters ...

Daiane Vaiz MACHADO

Resumo


O percurso intelectual de Cecília Westphalen foi marcado por experiências acadêmicas nacionais e estrangeiras que lhe permitiram criar uma extensa rede de sociabilidade. Este estudo visa focalizar dois momentos de seus deslocamentos, quando entre 1958 e 1959 esteve em Colônia, Alemanha Ocidental, e Paris em busca de especialização e de acervos para ampliar sua tese sobre Carlos V; e em 1970, quando retornou a estes lugares à procura de orientação metodológica para seu projeto sobre as relações comerciais no Porto de Paranaguá, no Paraná, alicerçada na história econômica e quantitativa. Neste breve traçado, observam-se indícios de mudanças na sua postura historiográfica: O que as teriam motivado? Por meio das cartas trocadas com Altiva Pilatti Balhana e Fernand Braudel, é realizada a interpretação deste tournant historiographique, bem como a análise das estratégias utilizadas para construção de sua rede de sociabilidade, a fim de compreender sua avaliação do campo francês entre fins da década de 1950 e 1970.

 


Palavras-chave


Percurso intelectual. Correspondências. historiografia francesa. Cecília Westphalen. Altiva Pilatti Balhana. Fernand Braudel.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Estadual Paulista (UNESP) – câmpus de Assis
Faculdade de Ciências e Letras

Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap)
Av. Dom Antônio, 2100 - Parque Universitário
CEP: 19.806-900 - Assis - SP - Brasil
Telefone: (18) 3302-5835
Website: https://www.assis.unesp.br/#!/pesquisa/cedap
e-mail: patrimonioememoria@gmail.com

 

 

Indexadores


Portal RedibLatindexDiadorimHarvard Library

Periodicos Capes

SHERPA/RoMEOEBSCOPKP logo
SEERDialNetOAJIEZB
erihplus