A criação de uma escola indígena: relações interculturais e identitárias / The creation of an indigenous school: intercultural and identity relations

Eliane Aparecida MIQUELETTI, Renata LOURENÇO

Resumo


Este artigo apresenta o percurso para a criação da primeira escola indígena do município de Dourados/MS, a Escola Municipal Indígena Pa’i Chiquito – Chiquito Pedro. Nesse contexto, destacam-se as relações interculturais e identitárias observadas ao longo desse processo com base em dados coletados em observações, anotações de campo, entrevistas, documentos. Para as análises, recorreu-se ao olhar interdisciplinar, cujas bases teóricas ligam-se aos campos da História, da Educação e da Sociossemiótica. Em síntese, o trabalho revela que a constituição de uma escola indígena implica conflitos internos e externos à comunidade em que está inserida. Diversos fatores marcam a fragilidade na formação de equipes coesas e engajadas na busca por educação indígena de qualidade e em favor dos povos indígenas. Contudo, experiências como esta podem ser o ponto de partida para o devir histórico de políticas de educação escolar indígena alicerçadas em parâmetros mais sólidos.


Palavras-chave


Escola indígena. Educação. Relações interculturais. Identidade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

 

Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa Av. Dom Antônio, 2100 - Pq Universitário

CEP - 19.806-900 - Assis - SP - Brasil
Telefone (18) 3302-5835
e-mail: patrimonioememoria@gmail.com
http://www.cedap.assis.unesp.br

Indexadores


Portal RedibLatindexDiadorimHarvard Library

Periodicos Capes

SHERPA/RoMEOEBSCOPKP logo
SEERDialNetOAJIEZB
erihplus