Ser Xavante, morar e estudar na cidade: os Xavante em Nova Xavantina/MT / To be Xavante, live and study in the city: the Xavante in Nova Xavantina/MT

Natália Araújo de OLIVEIRA

Resumo


O presente trabalho objetiva analisar a identidade dos indígenas Xavante após sua migração das aldeias para a cidade de Nova Xavantina, interior de Mato Grosso, tendo como enfoque a análise das crianças e adolescentes que frequentam as escolas. Para tanto, foi realizada pesquisa etnográfica em duas escolas estaduais da cidade. Como resultado, a pesquisa reiterou a premissa que considera que estar em contato com o branco não torna o indígena menos indígena, pois seus vínculos étnicos e a valorização de seus costumes têm continuidade no espaço urbano. Mais que isso, na cidade, a identidade Xavante é reafirmada. Assim, o conhecimento buscado junto aos brancos no espaço escolar tem o intuito de auxiliar nas estratégias de defesa de sua etnia.

 


Palavras-chave


Identidade. Xavante. Cidade. Escola. Etnografia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Estadual Paulista (UNESP) – câmpus de Assis
Faculdade de Ciências e Letras

Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap)
Av. Dom Antônio, 2100 - Parque Universitário
CEP: 19.806-900 - Assis - SP - Brasil
Telefone: (18) 3302-5835
Website: https://www.assis.unesp.br/#!/pesquisa/cedap
e-mail: patrimonioememoria@gmail.com

 

 

Indexadores


Portal RedibLatindexDiadorimHarvard Library

Periodicos Capes

SHERPA/RoMEOEBSCOPKP logo
SEERDialNetOAJIEZB
erihplus