O Discurso de Escolta: as notas e seus problemas (o exemplo da correspondência de Zola) / The Escort Discourse : Notes and their problems (The Case of Émile Zola’s correspondence)

Colette BECKER

Resumo


Este texto apresenta a tradução da comunicação de Colette Becker, professora emérita da Universidade de Paris X-Nanterre, feita no Colóquio Internacional “Correspondances inédites: problèmes juridiques, techniques et administratifs posés par la conservation, la consultation et la publication des correspondances inédites (1983)”. A pesquisadora integra a equipe que se devotou à publicação da volumosa correspondência do escritor naturalista francês Émile Zola, figura emblemática do engajamento intelectual e político moldado no final do século XIX. Publicada em 1989, a comunicação traz uma reflexão seminal para os estudos epistolográficos em sua missão de resgatar a memória de temporalidades complexas e longínquas o suficiente para abrigar opacidades, fonte de desafios e dilemas próprios à edição científica de correspondências. Neste texto, cuja reflexão se tornou referência na França e em outros países, a autora discute questões metodológicas essenciais acerca do procedimento de anotação, além de propor uma tipologia, critérios e limites para as informações que devem “escoltar” as cartas. Dada a originalidade e problematização aprofundada do tema, ainda incipiente em nosso país, torna-se indiscutível a relevância do trabalho ora disponibilizado por esta revista aos pesquisadores brasileiros.



Palavras-chave


Epistolografia. Edição de correspondência. Anotação de correspondência. Notas explicativas. Notas descritivas. Notas de erudição.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Estadual Paulista (UNESP) – câmpus de Assis
Faculdade de Ciências e Letras

Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap)
Av. Dom Antônio, 2100 - Parque Universitário
CEP: 19.806-900 - Assis - SP - Brasil
Telefone: (18) 3302-5835
Website: https://www.assis.unesp.br/#!/pesquisa/cedap
e-mail: patrimonioememoria@gmail.com

 

 

Indexadores


Portal RedibLatindexDiadorimHarvard Library

Periodicos Capes

SHERPA/RoMEOEBSCOPKP logo
SEERDialNetOAJIEZB
erihplus