Memoriais de formação e a construção da identidade docente: um estudo sobre o PROESF/Unicamp no ano de 2007 / Educational memorials and the construction of teacher’s identity: a study about PROESF/Unicamp in the year 2007

Graziela Giusti PACHANE, Luciana Teston SIVALLE

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma dissertação de Mestrado que pesquisou os Memoriais de Formação de 24 alunas do curso de Pedagogia do Programa Especial para Formação de Professores em Exercício (PROESF) do ano de 2007, realizado na Unicamp. O texto traz uma breve apresentação do PROESF, o papel da Memória e as reflexões sobre os percursos de construção da Identidade Profissional revelada por meio desses Memoriais de Formação, trazendo para discussão acadêmica suas narrativas autobiográficas, abordando os saberes do cotidiano e os saberes de professor, numa perspectiva de apresentar vestígios dos caminhos de constituição da identidade profissional do professor.

 


Palavras-chave


Formação do educador. Memoriais de formação. Identidade profissional.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Estadual Paulista (UNESP) – câmpus de Assis
Faculdade de Ciências e Letras

Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap)
Av. Dom Antônio, 2100 - Parque Universitário
CEP: 19.806-900 - Assis - SP - Brasil
Telefone: (18) 3302-5835
Website: https://www.assis.unesp.br/#!/pesquisa/cedap
e-mail: patrimonioememoria@gmail.com

 

 

Indexadores


Portal RedibLatindexDiadorimHarvard Library

Periodicos Capes

SHERPA/RoMEOEBSCOPKP logo
SEERDialNetOAJIEZB
erihplus