A construção da memória na publicidade do IV Centenário da cidade de São Paulo
Resumo
Este artigo busca discutir a relação entre a propaganda produzida durante as comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo e a sedimentação da memória paulistana. As mensagens que compunham as peças publicitárias, em sua grande maioria, recorriam ao elo entre o passado e o futuro da cidade, reproduzindo exaustivamente a expressão a cidade que mais cresce no mundo, inserida num contexto que buscava ressaltar a “glória” Bandeirante e o futuro esplêndido. Na análise das fontes, principalmente dos jornais do período, impressiona a infinidade de produtos licenciados com a marca do IV Centenário, sejam dos mais simples aos mais sofisticados. Agregados ao selo comemorativo, todos pareciam parte de uma mesma História, o que significava ser descendentes da bravura bandeirante. A propaganda, em torno do IV Centenário, era extensiva a todas as atividades da sociedade paulistana e revelam o propósito da classe dominante paulistana de enraizar os ícones formadores uma memória que justificasse sua hegemonia no cenário nacional.
Palavras-chave
São Paulo; comemoração; memória; propaganda; IV Centenário
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Universidade Estadual Paulista (UNESP) – câmpus de Assis
Faculdade de Ciências e Letras
Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap)
Av. Dom Antônio, 2100 - Parque Universitário
CEP: 19.806-900 - Assis - SP - Brasil
Telefone: (18) 3302-5835
Website: https://www.assis.unesp.br/#!/pesquisa/cedap
e-mail: patrimonioememoria.assis@unesp.br