Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará)

Ana D'Arc Martins de Azevedo, Creusa Barbosa dos Santos Trindade

Resumo


Este artigo traz reflexões de um recorte de pesquisa realizada no ano de 2016, que trata sobre narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência relacionadas ao ensino de ciências naturais, em escola quilombola. Os dados foram coletados em documentos oficiais, entrevistas e diários de campo. As vozes dos sujeitos foram sistematizadas, por meio de eixos da análise textual discursiva. Este artigo tem como objetivo geral analisar essas narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência, relacionadas ao ensino de ciências naturais, considerando 3 professores formadores e 3 Professoras em Formação. Entre os resultados, destacam-se que as metodologias do ensino de ciências compreendem contextos evolutivos da vida dos professores formadores, e das professoras em formação para enxergar sob múltiplas lentes, a interação entre os conhecimentos do currículo escolar e os saberes locais no Quilombo.


Palavras-chave


Formação; Professores; Metodologias; Etnociência; Quilombola.

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