Territorialidades indígenas nos centros urbanos: sobre lugares e povos

Fernanda Machado Dill, Ricardo Socas Wiese

Resumo


O território urbano, lugar de interações sociais contemporâneas, tem sido marcado por processos de conflitos e disputas étnicas na medida em que não é gestado para a diversidade de povos que nele habitam. Este artigo tem como objetivo problematizar a presença indígena nos centros urbanos e discutir o papel da arquitetura e do urbanismo como agentes de transformação social, capazes de encorajar relações interculturais pautadas no respeito à diversidade étnica, a partir da memória dessas populações e dos espaços ocupados por elas ao longo do tempo. Adotando abordagem metodológica qualitativa, o texto inicia com uma discussão acerca da presença indígena nas cidades a partir de pesquisa bibliográfica e relatos de história oral, seguido de uma análise dessas relações interétnicas em diferentes contextos urbanos no Estado de Santa Catarina e finalmente apresenta e analisa duas propostas espaciais que indicam processos de projeto participativos e o reconhecimento à diversidade cultural como instrumentos preponderantes para a concepção de intervenções espaciais mais adequadas ao contexto multicultural urbano.


Palavras-chave


Territorialidade indígena; Povos originários; Povo Kaingang; Povo Guarani, Centros urbanos.

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, Walter. Magia, técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BERGAMASCHI, Maria; DOEBBER, Michele; BRITO, Patricia. Estudantes indígenas em universidades brasileiras: um estudo das políticas de acesso e permanência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 251, p. 37-53, 2018.

BITTENCOUT, Luiz Cláudio. Pedras que rugem: notícias sobre sete povos das missões. Revista CPC, São Paulo, n. 9, p. 99-116, nov. 2009/abr. 2010.

BRIGHENTI, Clovis Antonio. Povos Indígenas em Santa Catarina. In: NOTZOLD, Ana Lúcia et. al. (org). Etnohistória, história Indígena e educação: contribuições ao debate. Porto Alegre: Pallotti, 2012.

CEPAL; CELADE. Los pueblos indígenas en América Latina: avances en el último decenio y retos pendientes para la garantía de sus derechos. Santiago del Chile: Nações Unidas, 2014.

DIAS, Camila Loureiro. Direitos dos povos indígenas e desenvolvimento na Amazônia. REB - Revista de Estudios Brasileños, v. 6, n. 11, p. 49-60, 2019.

DILL, Fernanda Machado. Linguagem socioespacial: a dimensão espacial do modo de viver Kaingang. Florianópolis, 2019. Tese (Doutora) – Universidade Federal de Santa Catarina.

FUNAI. Fundação Nacional do Índio. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.gov.br/funai/pt-br. Acesso em: 4 mar. 2021.

FUNAI. Cartilha: a presença indígena em Florianópolis. Ministério da Justiça, 2018.

GALUCIO, Ana Vilacy; MOORE, Denny; VOORT, Hein van der. O patrimônio linguístico do Brasil: novas perspectivas e abordagens no planejamento e gestão de uma política da diversidade linguística. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, v. 38, p. 194-219, 2018. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/revista_ patrimonio38.pdf Acesso em: 24 mai. 2021.

IBGE. Características Gerais dos Indígenas: Resultados do Universo. Rio de Janeiro: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, 2010.

IBGE. Mapa etno-histórico de Curt Nimuendaju. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em colaboração com a Fundação Nacional Pró-memória. Rio de Janeiro: IBGE, 1987. mapa.

ISA, Instituto Socioambiental. De olho nas Terras indígenas. São Paulo, 2018.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, [1968] 2008.

MINAYO, M. C. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

MOREIRA, Vânia Maria Losada. Índios no Brasil: marginalização social e exclusão historiográfica. Diálogos Latinoamericanos, n. 3, p. 87-113, 2001.

RIBEIRO, Lóry da Silveira et. alii. Território Indígena: a construção diária da sobrevivência. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 2, ed. especial, p. 547-555, 2016.

SEIXAS, J. A. Percursos de memórias em terras de história: problemáticas atuais. In: BRESCIANI, S.; NAXARA, M. Memória e (res)sentimentos: indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Unicamp. 2001, p. 37-58.

TOMMASINO, K.; FERNANDES, R. C. Povos indígenas no Brasil: Disponível em: http://pib.socioambiental.org/pt/povo/kaingang/288. Acesso em: 16 fev. 2021.

ZANIN, Nauíra Zanardo; LODDI, Laura Beatriz; SANTOS, Rodrigo Gonçalves. Sobre lugares, práticas, corporeidades, dominação e parceria: a experiência gentrificadora e seus atravessamentos na cidade contemporânea. Revista Interdisciplinar, Belo Horizonte: UFMG, 2017.

Fernanda Machado Dill é Professora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Pós-Doutora e Doutora e Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Barddal de Artes Aplicadas e Graduada em Design pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR).

Ricardo Socas Wiese é Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Progettazione Ambientale pela Università di Roma – La Sapienza, em Roma, na Itália. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Estadual Paulista (UNESP) – câmpus de Assis
Faculdade de Ciências e Letras

Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap)
Av. Dom Antônio, 2100 - Parque Universitário
CEP: 19.806-900 - Assis - SP - Brasil
Telefone: (18) 3302-5835
Website: https://www.assis.unesp.br/#!/pesquisa/cedap
e-mail: patrimonioememoria@gmail.com

 

 

Indexadores


Portal RedibLatindexDiadorimHarvard Library

Periodicos Capes

SHERPA/RoMEOEBSCOPKP logo
SEERDialNetOAJIEZB
erihplus