Boi de máscaras: memória e patrimônio imaterial

Silvia Sueli Santos da Silva

Resumo


O objetivo deste artigo é refletir sobre as identidades e transformações culturais das mascaradas de rua contemporâneas, a partir do aporte dos processos de reconhecimento de tais festividades como bens imateriais, tendo como objeto de análise a brincadeira de boi conhecida como Boi de máscaras, São Caetano de Odivelas (PA). O Boi de máscaras, ou Boi de Odivelas, está na categoria de mascarada de rua. Assim como esta, outras festas que têm a figura do boi que dança como protagonista da cena apresentam hoje transformações culturais significativas em sua visualidade e representação cênica, ao mesmo tempo em que lutam por reconhecimento como patrimônio imaterial identitário e representativo de sua cultura. Discutem-se as implicações da patrimonialização para as comunidades locais, nas quais as festas reforçam os elos entre tradições ancestrais e as novas gerações, compreendendo-se nelas o poder agregador e transformador das relações sociais e culturais.


Palavras-chave


Mascaradas; Boi de máscaras; Patrimônio imaterial; Patrimonialização; São Caetano de Odivelas.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Mário de. Danças dramáticas no Brasil. Organização de Oneida Alvarenga. Belo Horizonte: Itatiaia; Brasília: INL; Fundação Nacional Pró-Memória, 1982. t. 1.

CANCLINI, Néstor García. A sociedade sem relato: antropologia e estética da iminência. Tradução de Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: Edusp, 2016.

IPHAN. Coordenação-Geral de Pesquisa, Documentação e Referência – COPEDOC. Dicionário IPHAN de patrimônio cultural. Rio de Janeiro, 2008.

FONSECA, Maria Cecília Londres. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (org.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

GODINHO, Paula. Festas de inverno no nordeste de Portugal: património, mercantilização e aporias da “cultura popular”. Castro Verde: 100 Luz, 2010.

MENEZES, Bruno de. Boi-bumbá: auto popular. Belém: Imprensa Oficial, 1972.

PARÁ. Lei n. 8.691, de 19 de julho de 2018. Diário Oficial da República Federativa do Brasil – Estado do Pará. Belém: Imprensa Oficial do Estado, n. 33.661, p. 6, 20 jul. 2018.

SANT'ANNA, Márcia. A face imaterial do patrimônio cultural. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (org.). Memória e atrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

SANTOS, Cecilia Rodrigues dos. O patrimônio de Mário de Andrade: tirando o pedregulho da botina para não manquejar. Revista CPC, v. 13, n. 25, p. 11-47, 2018.

SÃO CAETANO DE ODIVELAS (PA). Lei Municipal N2 143/2015, de 12 de agosto de 2015. São Caetano de Odivelas, Pará, 2015.

SALLES, Vicente. Sociedades de Euterpe: as bandas de música no Grão-Pará. Brasília: Edição do Autor, 1985.

TIZA, António Pinelo. Inverno mágico: ritos e mistérios transmontanos. Lisboa: Âncoras, 2015. v. 2.

TURNER, Victor. O processo ritual: estrutura e anti-estrutura. Tradução de Nancy Campi de Castro. Petrópolis: Vozes, 1974.

UNESCO. Diretrizes operativas para a aplicação da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial Tradução do Ministério das Relações Exteriores. Brasília, 2006. Disponível em: https://www.unescoportugal.mne.pt/images/cultura/ diretrizesoperativaspci_pt_2018_4.pdf.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Estadual Paulista (UNESP) – câmpus de Assis
Faculdade de Ciências e Letras

Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap)
Av. Dom Antônio, 2100 - Parque Universitário
CEP: 19.806-900 - Assis - SP - Brasil
Telefone: (18) 3302-5835
Website: https://www.assis.unesp.br/#!/pesquisa/cedap
e-mail: patrimonioememoria@gmail.com

 

 

Indexadores


Portal RedibLatindexDiadorimHarvard Library

Periodicos Capes

SHERPA/RoMEOEBSCOPKP logo
SEERDialNetOAJIEZB
erihplus