A arte mural, grafite e o patrimônio cultural: uma revisão de literatura
Resumo
O artigo decorre de uma pesquisa bibliográfica do tipo “Estado da Arte” em periódicos, dissertações e teses. Objetiva analisar as abordagens temáticas referentes à arte mural e ao Patrimônio Cultural, a fim de apresentar o cenário acadêmico, considerando dois modos de expressão artística: a arte mural integrada e o grafite. Referente à arte mural, as produções científicas brasileiras e as internacionais abordam a historiografia das imagens e a documentação, pela realização de um inventário de obras cuja relevância histórica, social e artística é descrita e demonstrada, numa tentativa de comprovar o merecimento para a elevação ao patrimônio cultural, objetivando proteção e preservação. As pesquisas tematizadas pelo grafite expõem conflitos sociais e políticos que provocam discussão, ação política e judicial de proteção e preservação. Os dois modos problematizam a gestão do Patrimônio Cultural no Brasil, pautada na noção de autenticidade e perenidade e serão discutidos à luz de Poulot (2009); Heinich (2009) e Coelho (2008).
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