O patrimônio cultural e os jogos: uma revisão de literatura para a possível criação da categoria de “jogos funcionais”

Albano Francisco Schmidt, Luana de Carvalho Gusso, Mariluci Neis Carelli

Resumo


O presente artigo propõe uma revisão da literatura no campo dos jogos, abordando dois clássicos autores do século XX – Huizinga (Homo ludens) e Caillois (Os jogos e os homens), até as recentes teses acerca da temática no Brasil - com ênfase após o crescimento expressivo do estudo dos jogos, ocorrido em 2010. Os campos do patrimônio e dos jogos podem ser correlacionados no que tange à forma como os jogos acabaram por moldar as várias dimensões culturais. Busca-se a validação de uma nova categoria de jogos, preliminarmente nominados de “jogos funcionais”: jogos que têm imbuídos em si uma função que ultrapassa a ludicidade, permitindo a vivência patrimonial marcada pelo lúdico-social, colocando os jogadores em um estado de grande imersão. Deste modo, busca sensibilizar os pesquisadores contemporâneos acerca das áreas de interação entre o patrimônio e os jogos, permitindo que reflexões sejam feitas a partir desse encontro interdisciplinar.


Palavras-chave


Patrimônio cultural; Jogos funcionais; Cultura.

Texto completo:

PDF

Referências


AMPLIFICA. Taxionomia de Bloom. Disponível em: . Acesso em: 22 set, 2019.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. São Paulo: Zahar, 2015.

BLOOM, Benjamin S et al. Taxionomia de Objetivos Educacionais - 1 Domínio Cognitivo. São Paulo: Globo, 1976.

BRASIL. Lei de Propriedade Industrial (Lei Federal número 9.279 de 14 de maio de 1996).

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens. Lisboa: Ed. Cotovia, 1990.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento, 1989.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da Constituição. 3 ed. Coimbra: Almedina, 1999.

CAPES. Plataforma de Teses e Dissertações. Disponível em: . Acesso em: 23 jul, 2019.

CHOAY, Françoise. Alegoria do patrimônio. São Paulo: Almedina Brasil – Edições 70, 2017.

COULANGES, Fustel de. A cidade antiga. São Paulo: Edipro, 2008.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow and education. Palestra. Disponível em: . Acesso em: 18 jul, 2019.

HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções: 1789-1848. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 8° Ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

JOHN, Jessy. Study on the Nature of Impact of Soft Skills Training Programme on the Soft Skills Development of Management Students (September 17, 2009). Pacific Business Review, pp. 19-27, October/ December 2009. Disponível em: . Acesso em: 14 set, 2019.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. São Paulo: Bertrand do Brasil, 2000.

MUNHOZ, Daniella Rosito Michelena. Design de jogos de tabuleiro e dinâmicas cooperativas. Tese, Universidade Federal do Paraná. Design.

PIOVESAN, Armando; TEMPORINI, Edméa Rita. Pesquisa exploratória. São Paulo: Revista Saúde Pública, número 29, páginas 318-325, 1995.

PLATÃO. As leis – livro 1. Disponível em: . Acesso em: 18 jul, 2019.

SAVI, Rafael. Avaliação de jogos voltados para a disseminação do conhecimento. Tese, Universidade Federal de Santa Catarina, 2011. Engenharia e Gestão do Conhecimento.

SCHMIDT, Albano Francisco; GONÇALVES, Oksandro Osdival. Os gastos do governo federal na área da educação entre 2009-2014. In: XII Seminário Internacional de Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea. Disponível em: < https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sidspp/article/view/13085>. Acesso em: 23 jul, 2019.

SCHMIDT, Albano Francisco. Os custos de oportunidade inerentes ao novo plano nacional de educação. In: XIX Conferencia Anual, 2015, Santo Domingo. ALACDE 2015, 2015.

SCHMIDT, Albano Francisco. O programa bolsa família visto como um jogo cooperativo. In: CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 24., 2015, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: CONPEDI, 2015. p. 427-452

SCHMIDT, Albano Francisco. Programa Bolsa Família: Uma análise econômica dos (des)incentivos ao trabalho. Curitiba: Íthala, 2016.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. São Paulo: Malheiros, 2019.

SOUZA, Jaélison Rodrigues de. Comportamento hipercultural associado ao hábito de jogar videogames comerciais e sua relação com os traços de personalidade sugeridos pelo sistema de facções da série divergente. Tese, Universidade Federal de Pernambuco. Administração.

STEIN, Fernanda. Por uma Cidade Brincante: coletivos culturais e ações com jogos na cidade de São Paulo. Tese, Universidade Federal de Pelotas, 2018. Educação física.

TESSARO, Annye Cristiny. Narrativas e games: um olhar do design literário-artístico. Tese, PUC/SP, 2018. Tecnologias da inteligência e design digital.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Estadual Paulista (UNESP) – câmpus de Assis
Faculdade de Ciências e Letras

Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap)
Av. Dom Antônio, 2100 - Parque Universitário
CEP: 19.806-900 - Assis - SP - Brasil
Telefone: (18) 3302-5835
Website: https://www.assis.unesp.br/#!/pesquisa/cedap
e-mail: patrimonioememoria@gmail.com

 

 

Indexadores


Portal RedibLatindexDiadorimHarvard Library

Periodicos Capes

SHERPA/RoMEOEBSCOPKP logo
SEERDialNetOAJIEZB
erihplus