Paris N’América: migração da moda em Belém do Pará

Marcia Cristina Ribeiro Gonçalves Nunes

Resumo


Francisco de Castro, comerciante português foi o primeiro a trazer o luxo da França e fazer com que isso transbordasse pelas ruas de Belém de forma intensa, num magazine denominado Paris N’América, localizado na Rua Santo Antônio, nº 132. O ecletismo será o símbolo da modernidade na representação arquitetônica das mudanças de comportamento trazidas pela riqueza do ciclo da borracha.  A construção se beneficiava de novas técnicas e materiais, adotava novas maneiras de implantação e organizava-se de maneira diferenciada nos interiores. O artigo visa apresentar o resultado de pesquisa sobre imigração advinda na época da Belle Époque em Belém do Pará. Fase notadamente marcante com grande influência europeia através importação de materiais onde é possível entender a importância da imigração.

 


Palavras-chave


Imigração; Portugueses; Paris N’América; Belém-PA; Ecletismo.

Texto completo:

PDF

Referências


É importante destacar que uma das funções atribuídas ao consulado era apoiar os comerciantes, favorecendo a circulação de produtos portugueses nos locais em que estes órgãos se encontrassem, como se pode depreender da regulamentação consular: “deverá o funcionário consular prestar os seus bons officios, aos comerciantes, caixeiros e demais agentes que, residindo ou viajando no districto consular ahi procurarem receber ou satisfazer encomendas de gêneros portugueses proporcionando-lhes quaisquer esclarecimentos que possam facilitar o exito da sua missão”.

Embora não configure nos documentos de embarque da maioria dos portugueses que migravam, esse era o setor da economia mais desejado pelos lusitanos que chegavam ao Pará. Em seus variados níveis, desde os grandes negociantes de grosso trato até o pequeno trabalhador do comércio, como caixeiros, os negócios comerciais mantinham um espectro sedutor para com os imigrantes lusitanos (GUIMARÃES, 2018, p. 127).

[...] butiques que reuniam mercadorias diversas – que se resumiam [...] aos tecidos e objetos de luxo – drapeados, forros para decoração, botões, luvas e peças confeccionadas, como robes de chambre, xales e, ocasionalmente, acessórios, sombrinhas e armarinhos (BONADIO, 2008, p. 48).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Estadual Paulista (UNESP) – câmpus de Assis
Faculdade de Ciências e Letras

Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap)
Av. Dom Antônio, 2100 - Parque Universitário
CEP: 19.806-900 - Assis - SP - Brasil
Telefone: (18) 3302-5835
Website: https://www.assis.unesp.br/#!/pesquisa/cedap
e-mail: patrimonioememoria@gmail.com

 

 

Indexadores


Portal RedibLatindexDiadorimHarvard Library

Periodicos Capes

SHERPA/RoMEOEBSCOPKP logo
SEERDialNetOAJIEZB
erihplus