As propagandas imigrantistas do Brasil no século XIX: o caso da Sociedade Central de Imigração

Arthur Daltin Carrega

Resumo


O presente artigo tem o objetivo de refletir a respeito de dois problemas ligados à história da imigração no Brasil do século XIX. O Primeiro deles é identificar e entender o conceito de “propaganda” naquele contexto, em especial aquela voltada para atrair imigrantes para o trabalho no Império. E a segunda é relacionar este termo a um caso específico do período: as reflexões da Sociedade Central de Imigração (SCI) publicadas no boletim oficial da entidade, intitulado A Immigração, e no guia difundido por ela em solo europeu. Documentos nos quais o conceito aparece como um discurso que visava ora persuadir grupos internos das transformações necessárias para o progresso e ora para convencer estrangeiros, que tivessem intenções, de que o Império seria um bom destino.


Palavras-chave


Sociedade Central de Immigração; Propaganda; Imigração e emigração; Modernização; Guia de imigrantes.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Estadual Paulista (UNESP) – câmpus de Assis
Faculdade de Ciências e Letras

Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap)
Av. Dom Antônio, 2100 - Parque Universitário
CEP: 19.806-900 - Assis - SP - Brasil
Telefone: (18) 3302-5835
Website: https://www.assis.unesp.br/#!/pesquisa/cedap
e-mail: patrimonioememoria@gmail.com

 

 

Indexadores


Portal RedibLatindexDiadorimHarvard Library

Periodicos Capes

SHERPA/RoMEOEBSCOPKP logo
SEERDialNetOAJIEZB
erihplus