Educação Patrimonial em São Luís do Maranhão sob a percepção de pesquisadores de instituições de ensino formal e gestores de instituições de preservação

Samuel Benison da Costa Campos, Airton Cattani, Fábio da Silva Pinto

Resumo


Este artigo é um recorte de pesquisa em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que tem como objetivo de levantar requisitos para o desenvolvimento de material didático para Educação Patrimonial em São Luís – MA. Para tanto, foi realizada uma série de entrevistas com dezoito voluntários, pesquisadores e gestores, que responderam doze questões que vão desde a origem de seu interesse pessoal com o tema do patrimônio cultural, até sua percepção sobre a prática da Educação Patrimonial em uma cidade que parte de seu Centro Histórico é tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Mundial. As entrevistas foram planejadas com perguntas abertas, tendo como estratégia uma abordagem não diretiva, a fim de não influenciar os respondentes. Também foram analisados materiais didáticos disponíveis para o trabalho de Educação Patrimonial em ambientes de ensino formal. Os resultados demonstram que o envolvimento emocional da população é um ponto de partida necessário e importante para ações em Educação Patrimonial e a consequente produção de material didático.


Palavras-chave


Entrevistas; Educação Patrimonial; Materiais Didáticos; Patrimônio Cultural; Envolvimento Emocional.

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