ARQUIVOS ESCOLARES, MEMÓRIA E CULTURA
Palavras-chave:
Arquivos Escolares, História da Educação, MemóriaResumo
O presente texto busca evidenciar a riqueza dos arquivos escolares para a história da educação e da cultura. Assim, enfatiza a relevância de estudos realizados na França a partir destas fontes, apresenta um breve histórico das mais antigas escolas públicas da cidade de Assis e destaca discrepâncias nos índices de aprovação das várias instituições escolares da cidade a partir de informações obtidas nas atas dos exames finais dos anos de 1958 e 1959, consultadas na Diretoria de Ensino de Assis. Com base nestes dados, talvez se possa pensar que a imagem do “passado de ouro” da escola pública sustenta-se mediante o enaltecimento de algumas escolas e o esquecimento de outras contemporâneas.
Referências
BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. A construção do “herói”: leitura na escola: Assis-SP 1920/1950. São Paulo: Ed. UNESP, 2001.
BARRA, Valdeniza Maria. Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola paulista do século XIX. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
BUFFA, Ester; NOSELLA, Paolo. A Escola Profissional de São Carlos. São Paulo: CEETEPS; São Carlos: EDUFSCar, 1998.
CAMPOS JUNIOR, Luiz Castro. A agroindústria e o espaço urbano em Assis: Vila Prudenciana, 1970-1991. Assis, 1992. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências e Letras, UNESP.
CARVALHO, Marta Maria Chagas. A escola e a república. São Paulo: Brasiliense, 1989.
CHARTIER, Anne Marie. Fazeres ordinários da classe: uma aposta para a pesquisa e para a formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 26, n. 1, p. –, jan./jun. 2000.
CHEVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 117-229, 1990.
COUTURE, Carol; ROUSSEAU, Jean-Yves. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998.
DANTAS, Antonio de Arruda. Memória do patrimônio de Assis: história. São Paulo: Pannartz, 1978.
DEMARTINI, Zeila de Brito. Cidadãos analfabetos: propostas e realidade do ensino rural em São Paulo na 1ª República. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 71, p. 5-19, nov. 1989.
FARIA FILHO, Luciano Mendes (org.). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas: Autores Associados; Bragança Paulista: EDUSF, 2000.
HAIDAR, Maria Lourdes Mariotto. O ensino secundário no império brasileiro. São Paulo: Grijalbo/EDUSP, 1972.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1, 2001.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
MONARCHA, Carlos. Arquitetura escolar republicana: a escola normal da praça e a construção de uma imagem de criança. In: FREITAS, Marcos Cezar de (org.). História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez; Bragança Paulista: UFS-IFAN, 2001.
MORAES, Carmen Silvia Vidigal; ALVES, Júlia Falivene. Escolas Profissionais Públicas do Estado de São Paulo: uma história em imagens (álbum fotográfico). São Paulo: Centro Paula Souza, 2002.
NADAI, Elza. O Ginásio do Estado em São Paulo: uma preocupação republicana (1890-1896). São Paulo: Publicação da Faculdade de Educação, 1987. (Coleção Estudos e Documentos, vol. 26).
PETITAT, A. Produção da escola/produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no Ocidente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira. Da era das cadeiras isoladas à era dos grupos escolares na Paraíba. Campinas, SP: Autores Associados; São Paulo: Universidade São Francisco, 2002.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil, 1930-1973. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1980.
SILVA, Ricardo Silloto. Urdiduras e tessituras urbanas: na história das cidades, a estruturação territorial de Assis. Assis, 1996. Tese (Doutorado em História) – UNESP.
SOUZA, Rosa Fátima. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Ed. UNESP, 1998.
TANURI, Leonor. O ensino normal no Estado de São Paulo (1890-1930). São Paulo: Publicação da Faculdade de Educação, 1979. (Coleção Estudos e Documentos, vol. 16).
ZAIA, Iomar Barbosa. A história da educação em risco: avaliação e descarte dos documentos do arquivo da Escola de Aplicação da USP (1958-1985). 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da USP, São Paulo, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Emery Marques Gusmão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.