PORTUGAL E BRASIL
A IMPRENSA LITERÁRIA E O INÍCIO DA IMPRENSA ILUSTRADA.
Palavras-chave:
Imprensa romântica, Periódicos literários, Periódicos ilustradosResumo
Neste artigo, refletimos sobre a imprensa portuguesa a partir de 1807 e sobre a imprensa brasileira a partir do ato real de 31 de maio de 1808, contextualizando o momento político, histórico e literário que propiciou o surgimento da imprensa literária nacional e o desenvolvimento da imprensa literária lusitana, bem como o aparecimento da imprensa ilustrada romântica, nos dois países.
Referências
GARMES, Hélder. A Convenção Formadora – uma contribuição para a história do periodismo literário nas colônias portuguesas. 1999. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
GUANABARA: revista mensal artística, científica e literária. Redigida por uma associação de literatos e dirigida por Manuel de Araújo Porto-Alegre, Antonio Gonçalves Dias e Joaquim Manoel de Macedo. Rio de Janeiro: Tipografia Guanabarense de L. A. F. de Menezes, 1854. Tomo II, p. 212.
ILUSTRAÇÃO BRASILEIRA: jornal literário, científico e ilustrado, redigido por uma associação de literatos. Rio de Janeiro: Tipografia da Viúva Vianna Junior, v. I, 1854. p. 88.
LOPES, Hélio. A divisão das águas: contribuição ao estudo das revistas românticas. São Paulo: Conselho Estadual de Arte e Ciências Humanas, 1978.
MARQUES, António Henrique R. de Oliveira. História de Portugal: desde os tempos mais antigos até à presidência do Sr. General Eanes: manual para uso de estudantes e outros curiosos de assuntos do passado pátrio. Lisboa: Palas, 1986. v. III.
PASSOS, Gilberto Pinheiro. Presença literária francesa na Revista da Sociedade Filomática. 1983. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1983.
PINASSI, Maria Orlanda. Três devotos, uma fé, nenhum milagre. São Paulo: EDUNESP, 1998.
RODRIGUES, Ernesto José. Mágico folhetim: literatura e jornalismo em Portugal. Lisboa: Notícias Editorial, 1998.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
TENGARRINHA, José. História da imprensa periódica portuguesa. 2. ed. ver. e aum. Lisboa: Caminho, 1989.
VIANNA, Hélio. Contribuição à história da imprensa brasileira (1812–1869). Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1945.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Benedita de Cássia Lima Sant'Anna

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.