Histórias de um prédio público por excelência
ações de interpretação e valorização da memória para os 10 anos de Cefet/RJ – campus Petrópolis
DOI:
https://doi.org/10.5016/pem.v15i2.3300Palavras-chave:
Patrimônio Cultural, História Pública, Cefet/RJ, Petrópolis/RJResumo
O campus Petrópolis do Cefet/RJ funciona em uma edificação do século XIX, localizada na principal via comercial prevista no projeto urbano idealizado pelo engenheiro Júlio Koeler. Caracterizando-se, desde sua construção, pela finalidade pública que se reafirma em sua ocupação pelo centro educacional, desde 2008. Em consonância com os propósitos universitários fundamentais da instituição de ensino, o projeto “Cefet/RJ campus Petrópolis: histórias de um prédio público por excelência” desenvolveu ações extensionistas de interpretação desse patrimônio que compõe o Conjunto Urbano e Paisagístico tombado, com a finalidade de uma história pública e a construção identitária da instituição. Como metodologia, as ações do projeto foram orientadas pelos princípios e técnicas da comunicação interpretativa, de modo a sensibilizar o público participante e favorecer a interpretação do prédio, sua história e significados. Seu principal eixo de atuação consistiu em visitas mediadas ao prédio, realizadas por alunos bolsistas e voluntários. De março de 2016 a dezembro de 2018 foram realizadas ações que sensibilizaram o público interno e externo. Se por um lado, o projeto contribuiu para capacitar alunos como mediadores e multiplicadores. Por outro, vem possibilitar ao público em geral conhecer e reconhecer o campus Petrópolis como lugar de acolhimento e compartilhamento de memórias, participando da construção de interpretações, valorização e divulgação deste sítio urbano histórico e público.
Referências
COSTA, Flávia Roberta. Turismo e patrimônio cultural: interpretação e qualificação. São Paulo: Editora SENAC São Paulo; Edições SESC SP, 2009.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
______ . O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
GAZETA DE PETRÓPOLIS, 4 ago. 1892; 5 abr. 1893; 9 nov. 1895.
MURTA, Stela Maris. Interpretar o patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
O PAIZ, 10 abr. 1913.
PAES, Maria Tereza Duarte. Patrimônio cultural, turismo e identidades territoriais – um olhar geográfico. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 12., Anais... Montevidéu, 2009.
RABAÇO, Henrique José. História social e política de Petrópolis. Petrópolis: Universidade Católica de Petrópolis; Museu Imperial; Instituto Histórico de Petrópolis, 1980.
REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da arquitetura no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2010.
VASCONCELOS, Francisco de. Petrópolis, sua administração na República Velha. Petrópolis: Edição do autor, 1981. v. 2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Patrícia Souza Lima, Ludmila Vargas Almendra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.