Design e cultura
análise da identidade em um patrimônio histórico-cultural – Mercado Público de Itajaí
DOI:
https://doi.org/10.5016/pem.v15i2.3289Palavras-chave:
Design, Cultura, Identidade, Patrimônio, Histórico-Cultural, Mecado PúblicoResumo
Abordando sob o viés do Design e sua relação com a cultura, neste artigo analisam-se aspectos da identidade de um patrimônio Histórico-Cultural. O objeto dessa pesquisa é o Mercado público Municipal de Itajaí - Santa Catarina, edificação centenária tombada pelo patrimônio histórico Municipal e Estadual. Viu-se a oportunidade de aplicar o Design como uma estratégia para análise, resgate, preservação e fortalecimento da Identidade deste espaço, primordial para a cultura da região. Para alcance deste objetivo desenvolveu-se uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivos exploratórios e descritivos, apropriando-se do método analítico e utilizando-se de procedimentos técnicos como pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Como
resultado, observou-se que muitos aspectos trabalhados no Mercado Público poderiam ser melhorados visando evidenciar e fortalecer a identidade local, preservando a cultura.
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