Interfaces entre extensão universitária e preservação da memória

um estudo sobre o patrimônio cultural em Santa Clara do Sul/RS

Autores

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, Educação Patrimonial, Extensão Universitária

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir a importância da preservação do patrimônio cultural e sua relação com a memória social das comunidades. Resgata alguns tópicos normativos, dando destaque contemporâneo ao tema, projetando discussões sobre o papel da extensão universitária na promoção da educação patrimonial assentada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Apresentam-se ações do projeto Patrimônio Vivo em comunidades do município de Santa Clara do Sul/RS, no Vale do Taquari, ambiente em que a identidade cultural estabelece relação com a história da imigração alemã e com elementos do patrimônio imaterial e material. Como resultado das experiências extensionistas, o projeto tem criado espaços de discussão e problematização a respeito dos traços identitários que se relacionam à paisagem cultural e à memória social coletiva, contribuindo para que as comunidades exerçam papel protagonista e autoral, bem como de cuidado e preservação em relação ao patrimônio cultural.

Biografia do Autor

Jauri dos Santos Sá, Universidade Estadual Paulista UNESP

Jauri dos Santos Sá é Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Taquari (Univates), no Rio Grande do Sul. Doutor em Arquitetura e Diplomado em Estudos Avançados pela Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), em Barcelona, na Espanha. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui).

Jamile Maria da Silva Weizenmann, Universidade Estadual Paulista UNESP

Jamile Maria da Silva Weizenmann é Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Taquari (Univates), no Rio Grande do Sul. Doutora e Mestra em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Tiago Weizanmann, Universidade Estadual Paulista UNESP

Tiago Weizenmann é Professor do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Vale do Taquari (Univates), no Rio Grande do Sul. Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e Licenciado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico da Univates.

Referências

ABREU, Maurício de Almeida. Sobre a memória das cidades. Revista Território. v. 3, n. 4, p. 5-26, 1998.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 36. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

CÂMARA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DO VALE DO TAQUARI. Portal do Vale do Taquari. Disponível em: www.cicvaledotaquari.com.br. Acesso em: 21 fev. 2019.

CASTRO, Carmem Lúcia Weber; PADOIN, Maria Medianeira. A Revolução federativa em Santa Clara do Sul - um estudo de caso (1893 – 1895). Disciplinarum Scientia, Ciências Sociais e Humanas, Santa Maria, v. 1, n. 1, p. 143-155, 2000.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

COLLISCHONN, Wolfgang; RICHTER, Günter Heinz. Arquitetura em enxaimel (Fachwerk): Lajeado, Forquetinha e Canudos do Vale. Lajeado: Grafocem, 2000.

CURY, Isabelle (org.). Cartas patrimoniais. Rio de Janeiro: IPHAN, 2000.

FLORÊNCIO, Sônia et al. Educação patrimonial: histórico, conceitos e processos. 2. ed. Brasília: Iphan, 2014.

FORPROEX. Extensão Universitária: organização e sistematização / Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Belo Horizonte: Coopmed, 2007. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Organizacao-e-Sistematizacao.pdf. Acesso em: 14 jan. 2019.

HORTA, Maria de Lourdes P.; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Q. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: Iphan; Museu Imperial, 1999.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Censo 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 20 fev. 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Censo 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/santa-clara-do-sul/. Acesso em: 20 fev. 2019.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL - IPHAN. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/. Acesso em: 26 fev. 2019.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL - IPHAN. Programa de Extensão Universitária (ProExt). Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/584/. Acesso em: 21 maio. 2019.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL - IPHAN. Publicação online do IPHAN consolida diretrizes da Educação Patrimonial no Brasil. 2014. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/356/publicacao-online-do-iphan-consolida-diretrizes-da-educacao-patrimonial-no-brasil. Acesso em: 19 out. 2018.

MEIRA, Ana Lúcia Goelzer. O patrimônio histórico e artístico nacional no Rio Grande do Sul no século XX: atribuição de valores e critérios de intervenção. Porto Alegre, 2008. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/14319/000661110.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 14 fev. 2019.

MEIRA, Ana Lúcia. O passado no futuro da cidade: políticas públicas e participação popular na preservação do patrimônio cultural de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

MOREIRA, Clarissa da Costa. A cidade contemporânea, entre a tabula rasa e a preservação: cenários para o porto do Rio de Janeiro. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

PANERAI; CASTEX; DEPAULE. Formas urbanas: a dissolução da quadra. Porto Alegre: Bookman, 2013, p. 1-3.

PRÉDIO histórico abrigará parque agroecológico. A Hora, Lajeado, 15 maio 2019. Disponível em: https://www.jornalahora.com.br/2019/05/15/predio-historico-abrigara-parque-agroecologico/?fbclid=IwAR0ALUeDQUFXVkSGDcdeG1HZZ6Pj9bd1zuucAM9ZrqGc19ickqhhVuuOR4M. Acesso em: 20 maio 2019.

SANTA CLARA DO SUL (Município). Prefeitura de Santa Clara do Sul. Disponível em: https://www.santaclaradosul.rs.gov.br/. Acesso em: 15 fev. 2019.

TOLENTINO, Átila Bezerra. O que não é educação patrimonial: cinco falácias sobre seu conceito e sua prática. In: TOLENTINO, Átila Bezerra; BRAGA, Emanuel Oliveira (org.). Educação patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas. João Pessoa: IPHAN-PB/Casa do Patrimônio da Paraíba, 2016.

UNESCO. Convenção para a proteção do patrimônio mundial, cultural e natural. In: CONFERÊNCIA GERAL DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. 17ª sessão, Paris, 17 out.-21 nov. 1972. Disponível em: https://whc.unesco.org/archive/convention-pt.pdf. Acesso em: 20 fev. 2019.

Downloads

Publicado

30-06-2021

Como Citar

Santos Sá, J., Silva Weizenmann, J. M., & Weizanmann, T. (2021). Interfaces entre extensão universitária e preservação da memória: um estudo sobre o patrimônio cultural em Santa Clara do Sul/RS . Patrimônio E Memória, 17(1), 247–268. Recuperado de https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3053

Edição

Seção

Artigos Livres