Um autor entre autores: indícios da busca de precursores literários por João Antônio a partir da correspondência com Jácomo Mandatto

Autores

Palavras-chave:

João Antonio, Memória, Leitura

Resumo

Autor de livros que tratam da falta de perspectiva de vida na periferia de grandes cidades, o escritor brasileiro João Antônio deixou uma obra marcada pela denúncia social e pela memória enquanto vetor de resistência. Este trabalho busca refletir sobre as filiações literárias estabelecidas por João Antônio, entendidas como projeto político de um escritor que buscava, de algum modo, controlar a visão da posteridade sobre si. Tendo em vista que todas as seções do acervo do escritor dão pistas de uma construção memorialística, tanto pessoal quanto social, analisaremos parte de sua correspondência, buscando mostrar como a criação de precursores literários contribuiu para a afirmação de um modelo de autor, para quem a marginalidade é um valor essencial.

Biografia do Autor

Telma Maciel da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Professora de Teoria Literária e Literatura Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pós-Doutora pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP). Doutora e Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), câmpus de Assis.

Referências

ANTÔNIO, João. Malhação do Judas Carioca. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

ANTÔNIO, João. Carta aos amigos Caio Porfírio Carneiro e Fábio Lucas. Organização de C.Giordano. São Paulo: Ateliê Editorial; Oficina do Livro Rubens Borba da Moraes, 2004.

BORGES, Jorge Luis. Kafka e seus precursores. In: Outras inquisições. Tradução de Davi Arrigucci. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

CORRESPONDÊNCIA João Antônio & Jácomo Mandatto. Fundo João Antônio, Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (CEDAP/ Unesp- Assis), Série Correspondência João Antônio. Caixa 22 (Exemplares da Correspondência Ativa).

LAURITO, Ilka Brunhilde. João Antônio: o inédito. Remate de Males, Campinas, n. 19, p. 25-53, 1999.

OLIVEIRA, Ana Maria Domingues de. João Antônio, profissão escritor. In: PETERLE, Patrícia et al. Escritura e sociedade: o intelectual em questão. Assis: UNESP, 2006.

ORNELLAS, Clara. Circulando pelas marginálias: presença da literatura russa na biblioteca do Acervo João Antônio. Patrimônio e Memória, Assis, v. 4, n. 2, p. 139-162, 2009. Disponível em: https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/143.

SILVA, Telma Maciel da. Posta-restante: um estudo sobre a correspondência do escritor João Antônio. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

SILVA, Pedro Mendes. João Antônio e Lima Barreto (Relatório de Iniciação Científica). s.d. Disponível em: http://www.assis.unesp.br/Home/CEDAP/pedromendes.pdf

Downloads

Publicado

30-07-2024

Como Citar

Maciel da Silva, T. (2024). Um autor entre autores: indícios da busca de precursores literários por João Antônio a partir da correspondência com Jácomo Mandatto. Patrimônio E Memória, 20(1). Recuperado de https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/2836