Vol. 13 Núm. 1 (2026): História e memória das ditaduras civis-militares no Cone Sul

					Ver Vol. 13 Núm. 1 (2026): História e memória das ditaduras civis-militares no Cone Sul

É com satisfação que a equipe da revista Faces da História apresenta este novo volume da revista v. 13, n. 1 (jan./jun.), que inclui nove artigos do Dossiê, seis textos na seção de Artigos Livres, uma Resenha e uma Entrevista. A edição conta ainda com uma Homenagem, de autoria do Prof. Dr. Paulo Henrique Martinez (UNESP). O texto rememora a trajetória intelectual de dois historiadores recentemente falecidos que ocupam lugar singular na historiografia brasileira: os professores Fernando Antonio Novais (1933–2026) e Carlos Guilherme Mota (1941–2026), in memoriam.

Trazemos, nesta edição, a segunda parte do dossiê intitulado “História e memória das ditaduras civis-militares no Cone Sul”, sob a coordenação de Ana Marília Menezes Carneiro (pós-doutoranda da UFMG e professora da UVA), Paulo Alves Pereira Júnior (doutorando da Unesp e professor da SEDUC) e Thiago Fidelis (professor da UEMG-Frutal). 

O Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) vivenciou, entre meados da década de 1950 e o fim dos anos 1980 do século XX, um período marcado pela emergência de ditaduras civis-militares que redefiniram a vida política, social e institucional da região. Embora os golpes de Estado e os governos autoritários na região apresentassem traços estruturais comuns, como a dissolução ou a crise das instituições liberal-burguesas e a ascensão das Forças Armadas como protagonistas no campo político, essas experiências apresentaram especificidades distintas.

Apesar das décadas que nos separam da emergência desses regimes, o interesse pela história das ditaduras segue atual no debate público, já que vivemos sob a égide de um passado que se reinscreve no presente a partir das lutas pelas memórias e dos impasses e tensões políticas contemporâneas, aspectos em comum em toda a região.

 

Publicado: 2026-08-18

Apresentação

Artigos para Dossiê