O campo da História Antiga na Pós-Modernidade

do produtivismo ao consumo hipermidiático

Autores

  • Rafael Virgilio de Carvalho Unesp
  • Daniela Dias Gomide USP

Palavras-chave:

História Antiga; Pós-Modernidade; Memória.

Resumo

O campo da História Antiga é muito mais amplo do que tem sido pensado. Ele se estende de sua produção acadêmica, propriamente científica, a todos os tipos de leitores que, cada qual ao seu jeito, interpretam as narrativas históricas incorporando memórias cada vez mais individualizadas por práticas chamadas, genericamente, de pós-modernas. Assim, para pensar o sujeito e a construção de sua identidade histórica é preciso refletir sobre o produtivismo que impera no âmbito científico e as práticas por meio das quais a memória relativa a Antiguidade é consumida e incorporada ordinariamente pelos indivíduos. Para tanto, alguns conceitos do campo da Sociologia e da Comunicação precisam ser mobilizados e trazidos para se pensar a História, tornando-se iminente a percepção das consequências socioculturais advindas do uso global das novas tecnologias da comunicação. Isso deve ocorrer fundamentalmente dentro da área de pesquisa voltada para a História Antiga, cujas contribuições científicas se mostram progressivamente menos valorizadas, de modo que os historiadores percebam não apenas a disciplina historiográfica em que estão inseridos, como também o trânsito de sujeitos e objetos socioculturais que existe por entre os polos de produção e de consumo das narrativas sobre a Antiguidade.

Biografia do Autor

Rafael Virgilio de Carvalho, Unesp

Mestre em História e Sociedade pela Unesp. Doutorando em História e Sociedade pela Unesp.

Daniela Dias Gomide, USP

Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp. Doutoranda em Telessaúde pela USP.

Referências

ANPUH-Rio (Fórum dos Profissionais de História Antiga e Medieval). Carta de repúdio à Base Nacional Comum Curricular de História, novembro de 2016. Rio de Janeiro.

ANPUH-Rio. Carta crítica da ANPUH-Rio à composição do componente curricular de História na Base Nacional Comum Curricular, dezembro de 2015. Rio de Janeiro.

BAUMAN, Zygmunt. Vidas Desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

BIANCHETTI, Lucídio; VALLE, Ione Ribeiro. Produtivismo acadêmico e decorrências às condições de vida/trabalho de pesquisadores brasileiros e europeus. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, vol. 22, n. 82, p. 89-110, 2014.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

BOURDIEU, Pierre.The Logic of Practice. Cambridge: Polity Press, 1990.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura (MEC). Base Nacional Comum Curricular(BNCC). Brasília, 2017.

CARVALHO, Margarida Maria de; FUNARI, Pedro Paulo A.. Os avanços da História Antiga no Brasil: algumas ponderações. História, São Paulo, vol. 26, n. 1, p. 14-19, 2007.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede (vol. 1). In: A Era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

CHARTIER, Roger. El presente del passado: escritura de la historia de lo escrito. México: Universidad Iberoamericana, 2005.

DELEUZE, Gilles. A lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2007.

DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972-1990. São Paulo: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

HARTOG, François. Os antigos, o passado e o presente. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003a.

HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

HARTOG, François. Tempo e patrimônio. Varia História, Belo Horizonte, vol. 22, n. 36, p. 261-273, 2006.

HARTOG, François. Tempo, história e a escrita da história: a ordem do tempo. Revista de História, São Paulo, vol. 1, n. 148, p. 9-34, 2003b.

JENKINS, Henry. Cultura de convergência: a colisão entre os velhos e os novos meios de comunicação. São Paulo: Aleph, 2009.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2003.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, 1993. Faltou destacar o número de páginas.

REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Claraluz, 2005.

RICOEUR, Paul. La memoria, la história, el olvido. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2000.

Downloads

Publicado

2018-01-03

Como Citar

DE CARVALHO, Rafael Virgilio; GOMIDE, Daniela Dias. O campo da História Antiga na Pós-Modernidade: do produtivismo ao consumo hipermidiático. Faces da História, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 151–164, 2018. Disponível em: https://pem.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/4. Acesso em: 25 dez. 2024.