Um outro flâneur

Anacronismo e modernidade em Belém pelos pincéis de Georges Wambach

Autores

  • Tunai Rehm Costa Almeida Univerversidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Georges Wambach, Anacronismo, Avenida Independência - Belém

Resumo

Este texto busca construir uma história da cidade de Belém partindo da leitura de uma pintura produzida na década de 1930, mais especificamente no ano de 1939, Avenida Independencia, de Georges Wambach. Para propor tal discussão e análise historiográfica, busquei fazer uso de um leque de informações bibliográficas e fontes diferentes. Lancei mão de quadros, recortes de jornais, obras raras e, também, de relatórios governamentais. Como suporte teórico que permitiu enxergar e dialogar com as fontes, o uso do conceito de Anacronismo, discutido por Jacques Ranciere e Georges Didi-Huberman, foi fundamental. Esse, usado a partir da percepção que o ponto de partida de nossa análise é o encontro entre duas épocas – o período de fins do século XIX e início do XX e o final da década de 1930 e 1940 – em um mesmo lugar, a aquarela do artista belga

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O Imparcial, 09 de junho de 1939, p.11.

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

ALMEIDA, Tunai Rehm Costa. Um outro flâneur: Anacronismo e modernidade em Belém pelos pincéis de Georges Wambach. Faces da História, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 148–167, 2018. Disponível em: https://pem.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1137. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos para Dossiê