
 
 

Osmani Ferreira da Costa 276 

UNESP – FCLAs – CEDAP, v.7, n.2, p. 276-291, dez. 2011 

ISSN – 1808–1967 

AS RELAÇÕES POLÍTICAS PARA A IMPLANTAÇÃO DAS PRIMEIRAS EMISSORAS DE 

TV NO PARANÁ NA DÉCADA DE 1960 

 

Osmani Ferreira da COSTA* 

 

 

Resumo: Em outubro e dezembro de 1960, foram inauguradas em Curitiba, 

respectivamente, as TVs Paranaense e Paraná. Assim, com dez anos de atraso em relação 

a São Paulo, foram ao ar em caráter definitivo as duas primeiras emissoras de televisão 

(TV) do Estado. Em setembro de 1963, entrou em funcionamento a TV Coroados de 

Londrina, a primeira do interior. Em 1967 e 1969, começaram a operar as TVs Iguaçu de 

Curitiba e Tibagi de Apucarana, ambas pertencentes ao então governador Paulo Pimentel e 

as primeiras concedidas pelo governo militar. Este artigo objetiva historiar, analisar e 

interpretar as relações políticas existentes entre empresários da comunicação e autoridades 

do poder federal – quase sempre intermediadas pelo Palácio Iguaçu – para a conquista das 

concessões destas cinco emissoras. Elas só foram concretizadas porque havia 

reciprocidade entre os interesses empresariais paranaenses e os projetos políticos dos 

mandatários nacionais. 

Palavras-chave: Televisão. Poder. Concessão. 

 

POLITICS IN THE SETTING UP OF THE FIRST TELEVISION BROADCASTING 

COMPANIES IN THE STATE OF PARANÁ IN THE SIXTIES 

 

Abstract: In October and December 1960, two TV stations were opened in Curitiba – TV 

Paranaense and TV Parana respectively. Thus, a full 10 years behind Sao Paulo, the two 

first broadcasting TV channels started operating on a regular basis in the state of Parana. In 

September 1963, TV Coroados in the city of Londrina, Parana, the first station outside the 

capital city of Curitiba, was established. In 1967 and 69 two other channels started operating: 

TV Iguaçu in Curitiba and TV Tibagi in Apucarana. Both stations belonged to the state 

governor at that time, Paulo Pimentel, and were the first concessions given by the military 

government. The aim of this paper is to narrate the history, analyse and interpret the politics 

between the media executives and the federal government authorities – almost always 

                                                
* Mestre em Sociologia - Doutorando em História – Programa de Pós-graduação em História – 
Faculdade de Ciências e Letras de Assis – UNESP - Universidade Estadual Paulista, Campus de 
Assis – Av. Dom Antonio, 2100, CEP: 19806-900, Assis, São Paulo – Brasil. 
Professor Assistente – Departamento de Comunicação – Centro de Educação, Comunicação e Artes 
– UEL - Universidade Estadual de Londrina – Rod. Celso Garcia Cid (PR 445) km 380; CEP: 86051-
990, Londrina, Paraná, Brasil. E-mail: osmanicosta@uel.br. 



 
 

As relações políticas para a implantação das primeiras emissoras de TV no Paraná 277 

UNESP – FCLAs – CEDAP, v.7, n.2, p. 276-291, dez. 2011 

ISSN – 1808–1967 

negotiated at the Palacio Iguaçu, the government headquarters – for the granting of the 

concessions for these five stations. The negotiations were successful only due to the fact 

that there were mutual interests for both parties; the entrepreneurs from Parana and the 

national leaders’ political plans. 

Keywords: Television. Power. Concession. 

 

Sábado, 29 de outubro de 1960. Às 17 horas daquele dia foi inaugurada oficialmente 

a Televisão Paranaense, canal 12 de Curitiba, a primeira emissora de TV do Estado do 

Paraná. A concessão para o funcionamento dela pertencia ao advogado e antigo empresário 

de rádio Nagibe Chede e havia sido assinada, no ano anterior, pelo então presidente da 

República Juscelino Kubitschek. JK havia, igualmente, outorgado a licença para entrada no 

ar da TV Paraná, canal 6 de Curitiba, inaugurada depois, em 19 de dezembro de 1960, pelo 

grupo nacional Diários e Emissoras Associados, de Assis Chateaubriand. 

Desta maneira, com pouco mais de dez anos de atraso em relação a São Paulo – 

onde a TV Tupi, pioneira na América do Sul, tinha sido inaugurada por Chateaubriand em 18 

de setembro de 1950 – foram ao ar, em caráter definitivo, as duas primeiras estações 

paranaenses de televisão. Outros três canais começariam a operar no Estado ainda naquela 

década de 1960. 

Em 21 de setembro de 1963 foi inaugurada, em Londrina, a TV Coroados, canal 3, a 

primeira do interior do Estado e também pertencente ao conglomerado de Chateaubriand, 

no Paraná, representado por Adherbal Stresser e seu filho Ronald Stresser, jornalistas que 

administravam o Diário do Paraná desde 1955. A concessão fora assinada pelo ex-

presidente da República Jânio Quadros.  

No dia 28 de dezembro de 1967, entrou em funcionamento, em caráter definitivo, a 

TV Iguaçu, canal 4 de Curitiba. A concessão dela pertencia ao então governador Paulo 

Pimentel (1966-1971), e fora outorgada pelo primeiro presidente da República do ciclo 

militar (1964-1985), marechal Humberto Castelo Branco. A TV Tibagi de Apucarana, canal 

11, segunda do interior do Paraná e igualmente pertencente ao grupo do governador 

Pimentel, foi inaugurada em 26 de julho de 1969. A concessão dela havia sido decretada 

pelo marechal Arthur da Costa e Silva, segundo presidente da República do período militar. 

Estas foram, portanto, as cinco emissoras que entraram em funcionamento durante a 

primeira década da televisão no Paraná. Este texto pretende, de maneira sucinta, historiar e 

analisar as relações políticas desenvolvidas entre os empresários de comunicação e 

autoridades do poder federal que levaram às concessões daqueles canais de TV. 

Juntamente com uma pequena, mas importante bibliografia, que será citada à frente, as 

principais fontes utilizadas para este estudo foram os jornais Folha de Londrina, Gazeta do 



 
 

Osmani Ferreira da Costa 278 

UNESP – FCLAs – CEDAP, v.7, n.2, p. 276-291, dez. 2011 

ISSN – 1808–1967 

Povo e O Estado do Paraná, além de quatro entrevistas orais com personagens ligados ao 

tema. 

Para melhor entender o advento da televisão em terras paranaenses e suas 

implicações políticas é importante retornar a 8 de janeiro de 1954. Naquela data, foi 

aprovado, em Curitiba, o Manifesto de Rádio Televisão Paraná S. A., com o projeto dos 

estatutos daquela sociedade, presidida por seu incorporador e fundador Raul Vaz. O 

documento foi publicado na íntegra, em anúncio de página inteira, no jornal Gazeta1, nos 

dias 14, 15 e 16 de janeiro daquele ano. Apesar do anúncio pago, o jornal nada noticiou, 

jornalisticamente, sobre o fato naquele mês e nem nos seguintes. 

O mesmo anúncio foi publicado na página 6 de OEPR2, no dia 15 de janeiro de 1954. 

Neste jornal, a primeira notícia sobre o movimento pró-televisão em Curitiba foi publicada na 

página 6 do dia 2 de julho de 1954. Ela não tinha título e estava inserida na coluna semanal 

Sintonizando, especializada em assuntos sobre o mundo do rádio, assinada por N. Castilho: 

“Temos muita esperança que dentro de breve espaço de tempo, a televisão seja uma 

realidade para o Paraná. Além da TV Paraná, que continua em organização, confiamos nos 

progressos da técnica americana. [...].”3 (CASTILHO, 1954, p. 6). A nota era a quarta de 11 

publicadas naquele dia pela coluna, a maioria delas sobre rádio e radialistas de Curitiba. 

A Folha4 não publicou o referido anúncio do movimento curitibano pró-televisão. 

Deste tratamento diferenciado de se publicar anúncio nos jornais da capital e não no diário 

de Londrina, depreende-se que aquele movimento empresarial priorizava as ações dele em 

Curitiba, em relação ao interior. A primeira publicação de notícia sobre a possibilidade da 

implantação de emissora de TV no interior do Estado, aconteceu em 5 de fevereiro de 1954, 

na Folha de Londrina5. Nela, especulava-se sobre a informação – dada por “fontes 

autorizadas” – de que haveria a concessão de dois canais de TV para breve instalação em 

Londrina. Ao final da nota o colunista, que assinava sob o pseudônimo “Radialino”, 

comentava: “[...]. Não somos, entretanto, dos mais otimistas quanto a essa possível 

realização. Temos que atingir, primeiro, um período de real maturidade radiofônica, par 

fazermos jús a tal conquista” (RADIALINO. Folha, 05/02/1954, p. 3). 

Para utilizar como fontes estes três jornais diários – os mais importantes do Paraná 

naquele período pesquisado – foram levadas em consideração, nesta pesquisa, 

predominantemente, as orientações metodológicas indicadas pelos historiadores Áureo 

Busetto e Tania Regina de Luca6. 

A Gazeta, mais antigo e tradicional diário paranaense ainda em circulação, foi 

lançada em 1919, pelo advogado alagoano Oscar de Plácido e Silva7, que a dirigiu até 

morrer, em 16 de janeiro de 1963. Em 1954, o jornal era impresso em formato standard, em 

preto e branco e contava com 12 páginas divididas em dois cadernos. Com a morte de 

Plácido e Silva, a Gazeta passou a ser dirigida pelo advogado e jornalista Francisco Cunha 



 
 

As relações políticas para a implantação das primeiras emissoras de TV no Paraná 279 

UNESP – FCLAs – CEDAP, v.7, n.2, p. 276-291, dez. 2011 

ISSN – 1808–1967 

Pereira Filho, que tinha como sócio no empreendimento o advogado e empresário Edmundo 

Lemanski. Depois, em 1969, ambos comprariam de Nagibe Chede a TV Paranaense. 

Principal jornal do interior do Paraná no século XX, a Folha de Londrina foi criada em 

1948 pelo pequeno empreendedor catarinense João Milanez, que a dirigiu além do final do 

período desta pesquisa. Em 1954, o diário tinha formato standard, era impresso em preto e 

branco e contava com 6 ou 8 páginas, em caderno único8. 

O Estado do Paraná foi lançado, em 1951, por um grupo de empresários-sócios 

presidido por Fernando Affonso de Camargo, ligado politicamente ao então governador 

Bento Munhoz da Rocha Neto (PR). Em maio de 1962, este grupo vendeu o jornal para 

Paulo Cruz Pimentel9, então secretário estadual de Agricultura do governo Ney Braga 

(PDC). Em 1954, o jornal OEPR era em formato standard, impresso em preto e branco, e 

contava com 12 ou 16 páginas divididas em dois cadernos.  

Para que o advento da televisão no Paraná e suas implicações sejam mais bem 

entendidos, é importante contextualizar as cidades que contariam com as primeiras 

emissoras. Curitiba, com 261 anos de fundação, tinha, em 1954, cerca de 250 mil 

habitantes; enquanto em Londrina, com 20 anos de emancipação, viviam aproximadamente 

75 mil pessoas10. Naquele ano, a capital contava com 9 salas de cinema e 7 emissoras de 

rádio; contra 4 cinemas e apenas uma rádio em Londrina. Em Curitiba circulavam, além da 

Gazeta e de OEPR, outros dois jornais diários: O Dia, lançado em 1923, e o Correio do 

Paraná, de 1932. Em Londrina, somente a Folha era publicada diariamente. 

Quase todos os grandes anunciantes daquela época estavam presentes, com as 

mesmas propagandas, nos três jornais pesquisados: Hermes Macedo, Prosdócimo, 

Madsom, Banco do Paraná e Santa Catarina, Nescafé, Jeep Willys, cigarros da Souza Cruz, 

cinemas, e bebidas da Brahma e da Antarctica. Eram ainda anunciantes importantes as 

prefeituras de Curitiba e de Londrina, e o governo do Paraná e suas secretarias estaduais. 

 

ATV de Chede: presente de JK, via Palácio Iguaçu 

 

Na edição de 11 de julho de 1954, na página 6 inteira, a Folha veiculou a segunda 

reportagem sobre o futuro da TV no Estado. A primeira havia sido publicada em 28 de abril 

do mesmo ano, na página 3. Em ambas, destaque para a frase que se tornaria o slogan 

daquele movimento pró-televisão em Curitiba: “Depende de vocês a televisão no Paraná” 

(FOLHA DE LONDRINA, 11/07/1954, p. 6). A manchete deste segundo material jornalístico 

produzido pela sucursal da Folha na capital era: “Dão maiores dividendos que os da 

indústria pesada, os títulos das estações de televisão” (FOLHA DE LONDRINA, 11/07/1954, 

p. 6). O que, por si só, denotava o caráter empresarial do empreendimento liderado pelos 

advogados Raul Vaz e Nagibe Chede. 



 
 

Osmani Ferreira da Costa 280 

UNESP – FCLAs – CEDAP, v.7, n.2, p. 276-291, dez. 2011 

ISSN – 1808–1967 

Entretanto, foi no texto introdutório à entrevista de Vaz que o jornalista não 

identificado, da Folha na capital, deu uma pista sobre a estreita ligação política do 

movimento pró-TV com a política e poder institucionalizados: 

 
 
[...]. É, sem dúvida, a televisão um milagre de técnica que consagra o gênio 
do homem. [...]. Foi com a visão prática dos enormes lucros que advêm da 
aplicação de capitais nesse gênero de negócio, que um grupo de 
capitalistas, tendo à frente o Sr. Raul Vaz, presidente do Tribunal de Contas 
do Paraná, tomou a iniciativa de fundar uma estação televisora, com sede 
em Curitiba. [...]. (FOLHA DE LONDRINA, 11/07/1954, p. 6). 
 
 

Ali estava um indício importante: o homem que liderava o grupo que organizava o 

movimento pela instalação da TV em Curitiba era presidente do Tribunal de Contas do 

Estado (TCE) e, portanto, também agente de confiança do governo do Paraná. 

Amigo íntimo de Raul Vaz, o advogado e empresário da comunicação Nagibe Chede 

era, igualmente à época, conselheiro do TCE. Ambos chegaram ao tribunal por convite e 

nomeação do governador Moysés Lupion (1947-50), o primeiro eleito por voto direto no 

Paraná, na redemocratização do País pós-Estado Novo (1937-45). De 1951 a 1955, quem 

governou o Paraná foi Bento Munhoz da Rocha (PR). Moysés Lupion (PSD), que era ligado 

à imagem de Manoel Ribas, principal interventor durante o Estado Novo getulista, venceu a 

eleição para o segundo mandato dele, exercido de1956 a 196011. 

A lista dos primeiros e principais acionistas do grupo Rádio e Televisão Paraná S/A, 

que constantemente aparecia nos anúncios do movimento em jornais nos anos de 1954-56, 

sempre era encabeçada por Raul Vaz, ex-secretário estadual do Interior e Justiça do 

governador Lupion, e Nagibe Chede. Aquele foi o período das primeiras transmissões 

experimentais de TV em Curitiba. Pouco depois, dizendo-se inconformado com a demora de 

Chateaubriand em investir na planejada televisão de Curitiba, Chede romperia com o 

movimento da Televisão Paraná e partiria para criar, em um empreendimento individual, sua 

própria emissora.12 

E o sucesso desta empreitada pessoal – com a inauguração da sua TV Paranaense, 

a primeira do Estado, em outubro de 1960 – só foi possível devido à estreita relação de 

Chede com o titular do Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná. Foi o próprio Nagibe 

Chede quem contou, em detalhes, como e por meio de quais relações pessoais e políticas 

ele conseguiu, do presidente JK, a concessão para funcionamento de sua pioneira emissora 

de TV: 

 
 
[...]. Então, eu procurei o governador do estado do Paraná, que era meu 
amigo particular, Moysés Lupion, e fiz esta exposição a ele do que estava 
acontecendo e que só havia uma solução: ou parar ou conseguir um canal 
do governo federal, para uma estação de televisão. Muito bondosamente, e 



 
 

As relações políticas para a implantação das primeiras emissoras de TV no Paraná 281 

UNESP – FCLAs – CEDAP, v.7, n.2, p. 276-291, dez. 2011 

ISSN – 1808–1967 

eu guardo eterna gratidão a esta pessoa, ele conseguiu marcar com o então 
presidente Juscelino uma audiência no Palácio Guanabara, no Rio de 
Janeiro. No dia certo e na hora certa, fomos lá ter um contato com ele e 
fizemos esta exposição ao Presidente, com toda lealdade e com toda 
franqueza. E ele disse: “Sem problema nenhum, você vai dar ao povo de 
Curitiba uma estação de televisão; eu vou lhe dar um canal.” E ele chamou 
o oficial de gabinete dele, que era um oficial da Marinha, não me lembro o 
nome dele, e fez uma autorização e disse: “Você me entregue isso com a 
máxima brevidade ao ministro.” Ministro que era o nosso amigo Amaral 
Peixoto; com quem recentemente, há uns 20 dias atrás, eu tive uma boa 
prosa com ele, que ele é muito meu amigo já dos tempos da política do 
falecido sogro dele; que nós éramos getulistas e nossa amizade era 
daquele tempo. Foi uma amizade tão grande, que quando me casei o 
Getúlio Vargas me nomeou inspetor federal de Ensino Secundarista em 
Curitiba; então, é uma velha amizade. Aí, nós fomos procurar o ministro e 
ele fez um ofício à Comissão Técnica de Rádio13, para que fosse designado 
um canal de televisão para a Rádio Emissora Paranaense de Curitiba, que 
foi o canal 12. Diante da autorização, nós procuramos montar e ela foi 
inaugurada no dia 29 de 10 de 1960.14 (CHEDE, entrevista gravada, 1985). 
 
 

Durante os anos que antecederam a inauguração da TV Paranaense, os dois jornais 

curitibanos e o de Londrina deram poucas e superficiais notas sobre o empreendimento; 

nenhuma delas destacando a proximidade política de Chede com o governador Moysés 

Lupion. Igualmente foi inexpressiva a cobertura dos três jornais à entrada no ar, em caráter 

definitivo, da primeira televisão da capital. A Gazeta e a Folha não publicaram reportagem, 

comentário e sequer nota curta sobre o evento, nos dias que antecederam aquele 29 de 

outubro de 1960. A Folha só registrou o fato na edição de 1º de novembro, na Coluna de 

Rádio e TV, com uma nota curta e sem título: “Foi inaugurada, sábado último, a primeira 

estação de televisão do Paraná: TV Paranaense, canal 12. Várias solenidades marcaram o 

início oficial das transmissões da televisora curitibana” (COLUNA..., 01/11/1960, p. 5). 

A cobertura de O Estado do Paraná foi um pouco mais volumosa, mas só naquele 

mês de outubro. Na edição do dia 2, um domingo, uma grande reportagem foi publicada na 

página 13, com o título “Monta-se em Curitiba a maior antena parabólica da América do Sul” 

(O ESTADO DO PARANÁ, 02/11/1960, p.13). A referida antena pertencia à TV Paranaense, 

canal 12. Naquela época, os jornais curitibanos já publicavam anúncios de lojas locais sobre 

a venda de aparelhos televisores. A indústria, os comerciantes e os próprios jornais 

começavam a lucrar com a chegada da televisão ao Paraná. No entanto, a inauguração da 

TV de Nagibe Chede foi noticiada, em OEPR, somente na coluna social 7 Dias na 

Sociedade. Publicada na página 3, ela não era assinada e trazia pequenas notas sem títulos 

sobre o acontecimento, na véspera e no dia seguinte à entrada da TV Paranaense no ar em 

caráter definitivo. 

Na capa de OEPR, de 30 de outubro de 1960, um domingo, dia seguinte à 

inauguração da TV Paranaense, o destaque foi para um texto cujo título era “Teleobjetiva e 

invencibilidade”, que informava sobre a compra, pelo jornal, de uma “moderna máquina 



 
 

Osmani Ferreira da Costa 282 

UNESP – FCLAs – CEDAP, v.7, n.2, p. 276-291, dez. 2011 

ISSN – 1808–1967 

fotográfica que aproxima 300 metros, a única do Paraná, e que foi estreada ontem no jogo 

do Coritiba x Ferroviário” (TELEOBJETIVA..., 30/10/1960, p. 01). Ilustrava o texto uma foto 

do referido jogo, feita com a tal nova máquina. Nenhuma linha sobre o funcionamento agora 

regular da primeira televisão do Estado. Como se pode avaliar, aquele jornal recebeu o 

advento da TV como um adversário comercial a ser combatido, até com o investimento em 

tecnologia e novos equipamentos. 

 

As TVs de Chateaubriand: negociações pelo alto 

 
Curitiba possuía, no final de 1960, uma população de aproximadamente 360 mil 

habitantes, dez emissoras de rádio, seis jornais diários15 e 15 salas de cinema. O que 

significava que a capital paranaense era uma cidade de porte médio com um conjunto de 

produtos culturais bastante desenvolvido, para os padrões brasileiros daquela época. O 

grupo Diários e Emissoras Associados, de Assis Chateaubriand, dono da pioneira TV Tupi 

de São Paulo, estava presente em Curitiba desde março de 1955, quando colocou em 

circulação o Diário do Paraná, editado pelo jornalista Adherbal Stresser. Chateaubriand16 já 

estava consolidado como um dos maiores empresários de comunicação da América Latina, 

quando inaugurou, em Curitiba, no dia 19 de dezembro de 1960, a TV Paraná, canal 6. 

Apesar de toda aquela movimentação de empresários, políticos e profissionais 

liberais de Curitiba, dentro do movimento pró-televisão desde 1954, é bem provável que a 

concessão para a segunda emissora do Estado tenha sido conquistada, exclusivamente, 

pelo poder de influência política de Chateaubriand. Afinal, a concessão foi assinada pelo 

presidente Juscelino Kubitschek, que em 1957 havia convidado aquele empresário da 

comunicação e aliado político para o cargo de embaixador do Brasil na Inglaterra. Para 

aceitar a tarefa e ir morar em Londres, Chateaubriand renunciou ao mandato de senador do 

Maranhão pelo PSD, mesmo partido de JK. 

O jornalista Walmor Macarini – sobrinho do fundador da Folha de Londrina, João 

Milanez – foi durante quase 30 anos diretor de redação daquele diário, onde durante as 

décadas de 1950 e 1960 também escreveu colunas especializadas em rádio e televisão. Na 

opinião dele, Chateaubriand não necessitou, não pediu e nem teve apoio do Palácio Iguaçu 

– diferentemente do que ocorrera com Nagibe Chede – para conseguir as concessões de 

suas duas TVs no Paraná: 

 
 
Quem cuidou de tudo sozinho foi o Chateaubriand, primeiro direto no Rio de 
Janeiro e depois, no caso da Coroados, em Brasília. Ele tinha muito poder 
de fogo. [...]. Ele tinha um poder político muito forte. [...]. Ele não precisava 
de mais ninguém.17 (MACARINI, entrevista gravada, 10/02/2010). 
 
 



 
 

As relações políticas para a implantação das primeiras emissoras de TV no Paraná 283 

UNESP – FCLAs – CEDAP, v.7, n.2, p. 276-291, dez. 2011 

ISSN – 1808–1967 

Ronald Stresser – que durante as décadas de 1950 a 1970 trabalhou como jornalista 

e diretor de empresas dos Diários e Emissoras Associados, em Curitiba e Londrina – revela 

avaliação semelhante à de Macarini. Para Ronald, Chateaubriand conseguiu a concessão 

da TV Paraná, junto ao presidente JK, sem qualquer tipo de intervenção do Palácio Iguaçu e 

do então governador Moysés Lupion. Na TV Paraná, Ronald era diretor superintendente, 

enquanto o pai dele, Adherbal Stresser, era o vice-presidente. Depois, na TV Coroados, 

inaugurada pelo grupo de Chateaubriand, em Londrina, em 21 de setembro de 1963, Ronald 

Stresser era diretor administrativo, ao passo que o pai dele era o diretor superintendente. 

Foi o próprio Ronald quem esteve em Londrina para comprar o terreno onde a sede da 

futura emissora seria construída e montada, no início dos anos 60: 

 
 
Não acredito que o Ney Braga e o Palácio Iguaçu tenham colaborado para 
que o Assis Chateaubriand conseguisse a concessão da TV Coroados junto 
ao presidente Jânio Quadros. Chateaubriand não precisava deste tipo de 
ajuda e, aliás, ele nem gostava muito de Ney Braga. [...]. Não havia ligação 
política entre os dois, que não se davam muito bem. [...]. Porque o grupo 
dos Diários e Emissoras Associados não apoiou Jânio Quadros, do mesmo 
PDC de Ney Braga, na campanha de sucessão de JK, em 1960.18 
(STRESSER, entrevista gravada, 13/08/2010). 
 
 

No Paraná, a TV Coroados foi a última que teve concessão outorgada antes da 

aprovação da Lei nº 4.117, de 27 de agosto de 1962, que instituiu o Código Brasileiro de 

Telecomunicações (CBT); e do Decreto nº 52.795, de 31 de outubro de 1963, que 

regulamentou os serviços de radiodifusão no país. Porém, depois houve o golpe militar de 

1964 e o Decreto-lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967, modificou e complementou a lei do 

CBT.19 

A cobertura dos três jornais pesquisados à inauguração da TV Paraná foi quase nula, 

possivelmente, devido ao fato da nova emissora pertencer ao grupo de Chateaubriand – que 

possuía em Curitiba o jornal Diário do Paraná – e ser, portanto, um concorrente comercial. A 

Gazeta e OEPR não divulgaram sequer uma linha sobre o fato. O leitor da Gazeta só ficou 

sabendo que existia uma nova televisão em Curitiba, em 18 de janeiro de 1961, quando foi 

publicado na página 9, pela primeira vez, um quadro com a programação completa das duas 

emissoras curitibanas de televisão. 

A Folha de Londrina também não noticiou antecipadamente a inauguração do canal 

6 de Curitiba. Somente na edição de 30 de dezembro de 1960, como se o leitor já soubesse 

do fato, a Coluna de Rádio e TV deu esta notinha sem título e confusa: 

 
 
A TV Paraná, de Curitiba, está com excelente imagem, segundo se informa. 
Tal é a intensidade do sinal que é, inclusive, aconselhado aos 



 
 

Osmani Ferreira da Costa 284 

UNESP – FCLAs – CEDAP, v.7, n.2, p. 276-291, dez. 2011 

ISSN – 1808–1967 

telespectadores o uso de antenas internas, e não, como é necessário, 
externamente. (COLUNA..., 30/12/1960, p. 5). 
 
 

A entrada da TV Coroados no ar, em caráter definitivo, foi também quase que 

completamente ignorada pelos dois jornais de Curitiba. A coluna Rádio e TV, da Gazeta do 

Povo, deu apenas uma notinha sobre a “primeira televisão do Norte do Paraná, através do 

canal 3”. Não citou sequer o nome da nova emissora, muito menos o grupo de 

Chateaubriand, proprietário da Coroados, da curitibana TV Paraná e da Rede Tupi de 

televisão. O Estado do Paraná não publicou uma linha sobre o fato. 

A Folha de Londrina, por sua vez, recebeu com entusiasmo a chegada da TV 

Coroados, à qual chamou de “símbolo do progresso”. Durante os meses que antecederam a 

inauguração do canal 3, o jornal publicou diversas reportagens a respeito da expectativa da 

população, sobre o andamento da montagem da emissora, os testes e o funcionamento 

experimental. Londrina tinha, naquela época, cerca de 160 mil habitantes, 7 emissoras de 

rádio, 5 salas de cinema e somente a Folha como jornal diário. Durante o mês de setembro 

de 1963, a Folha deu ampla cobertura à TV Coroados, antes, durante e depois da 

inauguração. Sempre com extensas e elogiosas reportagens, fotografias, notas sociais e 

comentários. Até um editorial foi dedicado ao tema, no dia 22 de setembro à página 2, sob o 

título “TV-Coroados”, em que se elogiava a grandeza e desenvolvimento de Londrina e 

ressaltava que menos de 20 cidades brasileiras contavam com televisão, naquela época. 

 

As TVs de Pimentel: dos Militares, com carinho 

 

O golpe militar de 1964, cujo governo duraria até março de 1985, encontrou instalado 

no Palácio Iguaçu, como governador, o ex-prefeito de Curitiba e já reformado general-de-

brigada Ney Braga (PDC)20. Um de seus secretários estaduais, o da Agricultura, era Paulo 

Pimentel, advogado paulista que viera ao Paraná, dez anos antes, porque havia se casado 

com a filha de um usineiro de açúcar em Porecatu, no Norte do Paraná. 

Em 1962, Pimentel comprou, de um mesmo grupo de empresários, dois jornais 

diários de Curitiba: O Estado do Paraná, lançado em 1951, e a Tribuna do Paraná, em 

circulação desde 1956. A entrada de Pimentel para o ramo dos negócios da imprensa se 

deu por motivação política e de modo planejado. Ele já tinha como objetivo uma futura 

candidatura ao governo do Estado, como admitiu mais tarde no livro que descreve suas 

memórias, citado na nota de rodapé número 10, e em entrevista ao autor deste texto.21 

Pimentel lembra que ainda era secretário estadual de Agricultura, no segundo semestre de 

1964, quando ganhou a concessão para a sua primeira emissora, a TV Iguaçu de Curitiba, 

que só seria inaugurada em 28 de dezembro de 1967: 



 
 

As relações políticas para a implantação das primeiras emissoras de TV no Paraná 285 

UNESP – FCLAs – CEDAP, v.7, n.2, p. 276-291, dez. 2011 

ISSN – 1808–1967 

 
 
Eram mais ou menos critérios políticos. Então, a decisão era do presidente 
da República e ele que escolhia os beneficiários, os que seriam premiados 
com esta estação. O presidente era Castelo Branco, quando saiu a 
concessão da Iguaçu. E eu fui chamado, para saber se eu não queria 
montar esta estação de televisão. [...]. Fui convidado, e o presidente Castelo 
Branco me deu ela, em 1964. (PIMENTEL, entrevista gravada, 03/06/2009). 
 
 

Depois, Paulo Pimentel (PTN) foi eleito governador do Paraná, em outubro de 1965, 

com apoio de Ney Braga (PDC), que em seguida assumiu o Ministério da Agricultura do 

presidente Castelo Branco. No ano seguinte, ambos se filiaram ao recém-criado partido de 

sustentação do governo militar, a Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Tendo Ney Braga 

como forte aliado em Brasília, o novo titular do Palácio Iguaçu não demorou para conseguir 

a concessão de sua segunda emissora, a TV Tibagi de Apucarana, que seria inaugurada em 

26 de julho de 1969. Como comenta o próprio Pimentel: 

 
 
Em 1965, eu me elegi governador. Aí, em seguida, logo em seguida, eu era 
governador, o general Costa e Silva, que já era o presidente, me falou: 
“Bom, já que você tem uma, segue a segunda, mas tem que ser na minha 
linha.” Aí, eu falei: a minha linha com você é defender o estado de direito. 
Porque, eu tentava convencer o Costa e Silva, eu era governador, para que 
ele voltasse ao estado de direito; que a situação era profundamente 
desagradável, era sem constituição e sem nada. Aí, eu recebi a TV Tibagi. 
(PIMENTEL, entrevista gravada, 03/06/2009). 
 
 

Não há documentos com os quais contrapor esta declaração de Pimentel, mas é 

difícil acreditar, entretanto, que Pimentel, dentro das circunstâncias políticas de 1967, 

pudesse ter debatido a questão do estado de direito com o recém-empossado presidente da 

República, o general Artur da Costa e Silva. O ex-governador Pimentel não deixa dúvida, 

por outro lado, em relação às motivações políticas que norteavam as concessões de canais 

de TV durante o período de governo militar: 

 
 
Havia uma coleta inicial de pretendentes. Sim, havia licitação; tinham 
concorrentes. Em todas elas foi assim. E ia tudo para o presidente da 
República. Aqueles que se habilitavam iam para o presidente. Mas a 
decisão era exclusiva do presidente, e era política. Então, todos nós 
trabalhávamos politicamente. Cada concorrente achava um pistolão que 
precisava para conseguir. E quem tivesse mais força política ganharia. Aí, 
eu ganhei estas duas aqui. (PIMENTEL, entrevista gravada, 03/06/2009). 
 
 

Ganhou as emissoras, entre outros possíveis motivos, porque deve ter tido o 

governador Ney Braga como seu “pistolão” quando reivindicou a primeira concessão, a da 

TV Iguaçu. E também porque, quando conseguiu a segunda concessão, para a TV Tibagi, 

ele próprio já era governador do Paraná. Ex-ministro da Agricultura do governo Castelo 



 
 

Osmani Ferreira da Costa 286 

UNESP – FCLAs – CEDAP, v.7, n.2, p. 276-291, dez. 2011 

ISSN – 1808–1967 

Branco, Ney Braga afirmou que ajudou Pimentel na busca da concessão do canal para a 

implantação da TV Iguaçu, junto ao governo militar em Brasília: 

 
 
[...]. Paulo Pimentel investia pesado em comunicação. Foi o primeiro político 
do Paraná a profissionalizar a campanha. [...]. Investiu em mídia: comprou o 
jornal O Estado do Paraná depois a TV Iguaçu – aliás com o meu apoio e 
pedido junto ao presidente Castelo Branco, sem que eu visse nisso apoio 
para que ele fosse governador. [...]. (SÁ JÚNIOR, 1996, p. 168-9). 
 
 

Apesar desta declaração e de outros indícios, Pimentel insiste em não admitir que 

Ney Braga tenha intercedido por ele junto ao governo militar para a conquista das 

concessões de TV: 

 
 
[...]. Eu nem falava com o pessoal do governo federal através do Ney, 
quando eu buscava as concessões. Ele também não pedia para mim. Ele 
não pedia para ninguém. Tanto que não creditou nada para ninguém. Aí, 
depois que eu comecei a me estruturar, ele começou a querer fortalecer o 
grupo do Francisco, e aí ajudou o Francisco Cunha Pereira e o Edmundo 
Lemanski a comprar a Gazeta do Povo e depois o Canal 12; ele que ajudou. 
(PIMENTEL, entrevista gravada, 03/06/2009). 
 
 

Walmor Macarini, ex-diretor da Folha de Londrina, diz acreditar na versão de Ney 

Braga, de que este teria ajudado Pimentel a conseguir as concessões de TV em Brasília: 

 
 
No início, com toda certeza sim, porque ele era um filhote do Ney. [...]. E 
isso funcionava segundo a conveniência política, em todos os governos; no 
governo da revolução obviamente que Ney Braga, no Paraná, era quem 
mandava. O grande representante do governo ditatorial no Paraná era Ney 
Braga. [...]. Tudo era Ney Braga; ele tinha um poder de fogo muito grande 
[...]. A decisão era no dedo, na indicação dele, não importava, digamos 
assim, o suporte financeiro do grupo, não importava a garantia de 
implantação da tevê. O que importava era até que ponto eles, os 
empresários da comunicação, interessavam como políticos. [...]. A 
concessão de TV era uma coisa muito fechada; imagine que em períodos 
de instabilidade política tanto antes quanto durante a revolução, eles iriam 
entregar, digamos, uma tevê na mão de qualquer um, e eventualmente cair 
em mãos de oposição. Não, o governo zelava muito por isso; era só para a 
patota deles. (MACARINI, entrevista gravada, 10/02/2010). 
 
 

No dia da inauguração da TV Iguaçu, 28 de dezembro de 1967, bem como nos dias 

anteriores e nos dias seguintes, a Gazeta do Povo não publicou sequer uma nota sobre o 

fato. Possivelmente, isto tenha ocorrido porque o proprietário da nova emissora, o então 

governador Paulo Pimentel, era também dono de dois jornais concorrentes em Curitiba. Ou 

porque os donos da Gazeta já planejassem comprar a TV Paranaense, de Nagibe Chede, o 

que ocorreria em 1969, aumentando ainda mais a concorrência comercial entre os dois 

grupos. Quando o governador Pimentel inaugurou sua segunda emissora, a TV Tibagi, canal 



 
 

As relações políticas para a implantação das primeiras emissoras de TV no Paraná 287 

UNESP – FCLAs – CEDAP, v.7, n.2, p. 276-291, dez. 2011 

ISSN – 1808–1967 

11, de Apucarana, em 26 de julho de 1969, igualmente a Gazeta não deu sequer uma linha 

noticiosa sobre o evento. 

A Folha de Londrina noticiou com algumas notas curtas – principalmente na coluna 

diária Aqui TV, publicada quase sempre na página 12 – a entrada no ar, em caráter 

definitivo, da TV Iguaçu, nas semanas e dias que antecederam a inauguração e nos dias 

posteriores a ela. Porém, não publicou nenhum texto ou reportagem mais completa sobre o 

fato. E também não citou, em nenhum momento, que a nova emissora pertencia ao então 

mandatário do Palácio Iguaçu. 

Posteriormente, quando da inauguração da TV Tibagi de Apucarana, cidade 60 km a 

oeste de Londrina, a cobertura da Folha foi bem mais volumosa e com maior qualidade. 

Desde o início de 1969, a Folha dispensou regular cobertura jornalística à compra de 

equipamentos, construção dos espaços no prédio sede, e contratação da equipe de 

jornalismo e demais funcionários. A TV Tibagi, segunda emissora do interior do Estado, 

assim como a TV Iguaçu, nasceu ligada à programação da TV Record de São Paulo. 

Naquela época, a TV Paranaense já era ligada à programação da TV Globo do Rio de 

Janeiro. As TVs Paraná e Coroados, concessões de Chateaubriand, obviamente surgiram 

ligadas à TV Tupi de São Paulo. O advento das redes nacionais de TV estava apenas no 

início. 

Novamente, como já ocorrera quando da inauguração da TV Iguaçu, agora na 

entrada da TV Tibagi no ar, a Folha de Londrina não citou, em nenhum momento da ampla e 

elogiosa cobertura jornalística, que a nova emissora pertencia ao grupo de comunicação do 

governador Pimentel. Durante algumas semanas, a Folha publicara também grandes 

anúncios sobre a inauguração e programação do novo canal 11. Depois, foi a vez da TV 

Coroados propagandear suas atrações mais constantemente nas páginas da Folha. O jornal 

começava a lucrar financeiramente com a concorrência entre as emissoras de televisão. 

O ex-diretor de redação da Folha, Walmor Macarini, explica por que o jornal não 

divulgava o nome de Paulo Pimentel vinculado às emissoras de televisão dele: 

 
 
Eu não nego que havia uma rivalidade entre a Folha de Londrina, Gazeta e 
O Estado do Paraná, porque nós queríamos tomar conta do Paraná. [...]. 
Quanto menos divulgasse a Gazeta e o Paulo Pimentel, tanto melhor para 
nós. [...]. Era uma concorrência política e comercial, e o Milanez não 
gostava muito do Pimentel. [...]. Ele não gostava do Paulo Pimentel, na 
época, isso é verdade, por causa dessa concorrência comercial; e é 
verdade, a Folha não dava muita cobertura às TVs do Pimentel, não. 
(MACARINI, entrevista gravada, 10/02/2010). 
 
 

Como era de esperar, a cobertura jornalística de O Estado do Paraná às 

inaugurações das TVs Iguaçu e Tibagi foi bastante grande, cheia de elogios e ufanismos. 



 
 

Osmani Ferreira da Costa 288 

UNESP – FCLAs – CEDAP, v.7, n.2, p. 276-291, dez. 2011 

ISSN – 1808–1967 

Afinal, os três veículos pertenciam ao mesmo grupo de comunicação do governador 

Pimentel, que era dono ainda de outro diário curitibano, a Tribuna do Paraná. Porém, a 

exemplo do que ocorrera na Folha – mas certamente por outros motivos – em nenhum 

momento o nome do governador é citado como proprietário das duas novas emissoras de 

televisão, concedidas pelo governo militar. 

 

Considerações Finais 

 

Esta fase da pesquisa demonstrou como foi diferente e contraditório o modo de a 

Gazeta e OEPR, de um lado, e a Folha, de outro, registrar a primeira década de 

funcionamento da televisão no Paraná. Ao mesmo tempo em que a TV era descrita pelos 

jornais como um veículo da modernidade, do progresso e do desenvolvimento – e tratada, 

por isto, como “espetáculo e milagre da ciência” –, às vezes, era tomada como concorrente 

no plano empresarial e colocada no limbo do esquecimento pela imprensa jornalística. 

Entre os dois jornais curitibanos e a Folha de Londrina também foi possível encontrar 

diferentes posturas relativas à cobertura da estruturação da TV no Estado. A Gazeta e O 

Estado do Paraná dispensaram menor e mais crítico espaço jornalístico do que a Folha, 

naqueles anos pesquisados. No diário londrinense, o espaço sempre foi maior e mais 

elogioso às emissoras regionais de televisão. Nos jornais de Curitiba, ficava claro o 

distanciamento existente entre a tradicional imprensa escrita e novo meio de comunicação, 

tratado normalmente como apenas instrumento de distração, lazer e negócio. Tanto que na 

Gazeta e em OEPR – diversamente da Folha –, durante determinados períodos, o material 

ligado às TVs só era publicado em forma de anúncios, dentro dos respectivos espaços 

pagos. 

Estes diferentes comportamentos editoriais na cobertura da trajetória inicial da 

televisão, certamente foram consequência das, também divergentes, posições políticas dos 

proprietários daqueles três jornais em relação, não só aos governos estadual e federal, bem 

como no tocante aos donos das primeiras emissoras paranaenses de TV. 

Os livros de memórias e biográficos citados neste texto e as entrevistas orais com 

quatro personagens diretamente ligados ao tema, por sua vez – apesar de todos os 

cuidados que exigem em sua utilização como fontes históricas –, ofereceram bons indícios e 

puderam ajudar a entender como foram as relações políticas entre os empresários da 

comunicação e as autoridades do poder federal, durante as negociações para a outorga das 

cinco primeiras concessões de TV para o Paraná. 

Negociações que só foram concretizadas porque houve, tanto no período militar 

como nos governos anteriores, de Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros, reciprocidade 

entre os interesses empresariais e os projetos políticos dos mandatários nacionais. 



 
 

As relações políticas para a implantação das primeiras emissoras de TV no Paraná 289 

UNESP – FCLAs – CEDAP, v.7, n.2, p. 276-291, dez. 2011 

ISSN – 1808–1967 

Negociações que, no que possuíam de essencial, seguiram as mesmas tramitações antes e 

depois dos adventos do CBT e do golpe militar: o presidente da República sempre deu a 

palavra decisiva sobre a concessão de canais de televisão, igualmente sempre distribuídos 

aos seus aliados políticos.  

Assim, ficou comprovado que três concessões – as das TVs Paranaense, Iguaçu e 

Tibagi – foram conseguidas por meio de negociações sob interferência determinante dos 

titulares do Palácio Iguaçu; ao passo que as outras duas – as das TVs Paraná e Coroados, 

ambas pertencentes a Chateaubriand – foram negociadas por ele diretamente com os 

chefes do Executivo nacional, respectivamente JK e Jânio Quadros. Este estudo, apenas 

inicial, possibilitou ainda a comprovação da riqueza representada pelos jornais enquanto 

fontes e da complexidade da televisão como objeto de interpretação historiográfica. 

 

 

Recebido em 20/11/2010 

Aprovado em 21/8/2011 

 

 

NOTAS 

                                                
1 Gazeta será a forma abreviada de referir-me ao diário curitibano Gazeta do Povo, neste texto, para 
economia de espaço. O mesmo anúncio pago foi publicado naquelas datas, respectivamente, nas 
páginas 7, 7 e 13. Este jornal foi pesquisado no acervo da Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, 
nos meses de março e abril de 2009. 
2 OEPR será a forma abreviada de referir-me ao diário curitibano O Estado do Paraná, neste texto, 
para economia de espaço. Esta fonte foi pesquisada no acervo da Biblioteca Pública do Paraná, em 
Curitiba, nos meses de maio e junho de 2009. 
3 Ao longo deste texto, as citações que aparecem entre aspas são cópias fiéis das referidas 
publicações de jornais ou livros utilizados como fontes; o que significa dizer que elas não tiveram a 
possível atualização ortográfica. As citações baseadas em entrevistas orais foram ortograficamente 
corrigidas e atualizadas, quando isto se fez necessário, mas sem mudar o conteúdo e sentido 
originais delas. 
4 Folha será a forma abreviada de referir-me ao diário londrinense Folha de Londrina, neste texto, 
para economia de espaço. Esta fonte foi pesquisada no acervo do Centro de Documentação e 
Pesquisa Histórica (CDPH), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), nos meses de fevereiro e 
março de 2009. 
5 A nota foi publicada na coluna NO MUNDO DO RÁDIO, na página 3 da edição daquele dia do então 
único diário de Londrina, cidade localizada no Norte do Paraná, a 390 km da capital Curitiba. 
6 Busetto trata do tema no artigo “A MÍDIA BRASILEIRA COMO OBJETO DA HISTÓRIA POLÍTICA: 
PERSPECTIVAS TEÓRICAS E FONTES”, publicado no livro Dimensões da Política na Historiografia, 
organizado por Raphael Nunes Nicoletti Sebrian; e Tania de Luca o faz no texto “FONTES 
IMPRESSAS – História dos, nos e por meio dos periódicos”, capítulo do livro Fontes Históricas, 
organizado por Carla Bassanezi Pinsky.  
7 Para aprofundamento sobre a trajetória pessoal e profissional do fundador da Gazeta do Povo, 
indica-se a leitura do livro De Plácido e Silva – Ensaio, de Wilson Bóia. 
8 Para saber mais sobre a história da imprensa londrinense e sobre a trajetória pessoal e empresarial 
de João Milanez, indica-se a leitura do livro História da imprensa de Londrina (Do Baú do Jornalista), 
de Marinósio Trigueiros Filho e Marinósio Trigueiros Neto. 



 
 

Osmani Ferreira da Costa 290 

                                                                                                                                                   

UNESP – FCLAs – CEDAP, v.7, n.2, p. 276-291, dez. 2011 

ISSN – 1808–1967 

9 Para aprofundamento sobre a trajetória pessoal, profissional e política do ex-governador do Paraná, 
indica-se a leitura do livro Paulo Pimentel, momentos decisivos, de Hugo Sant´Ana. 
10 Os números relativos a população presentes neste texto são baseados em dados disponíveis no 
site www.ibge.gov.br, ou no acervo deste instituto no escritório regional de Curitiba, consultado pelo 
autor em 6 de abril de 2009. Os números relativos às emissoras de rádio, salas de cinema, outros 
jornais e eleitores foram conseguidos nos três diários pesquisados: Gazeta, OEPR e Folha. 
11 Para aprofundamento sobre a questão de poder, política e governantes paranaenses, na segunda 
metade do século XX, indica-se a leitura do livro Paraná: Política e Governo, de Marion Brepohl de 
Magalhães. 
12 Para aprofundamento sobre esta fase inicial da TV em Curitiba, indica-se a leitura do livro Pequena 
História de Grandes Talentos – Os primeiros passos da Televisão no Paraná, de José Jamur Júnior. 
13 A CTR, órgão do Ministério da Viação e Obras Públicas era, naquela época, a responsável pelos 
estudos, regulamentação e fiscalização de concessões de emissoras de rádio e televisão no País. 
14 As declarações de Nagibe Chede constantes neste texto foram retiradas da entrevista gravada 
concedida por ele, em 1985, ao jornalista Aramis Millarch. O depoimento completo, com 76 minutos, 
encontra-se disponível no Tablóide Digital, endereço www.millarch.org. 
15 Além da Gazeta do Povo e de OEPR, circulavam diariamente na capital paranaense os jornais O 
Dia, Correio do Paraná, Diário do Paraná e a Tribuna do Paraná. 
16 Para aprofundar o entendimento sobre a vida pessoal, política e empresarial do paraibano 
Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, indica-se a leitura do livro Chatô – O rei do 
Brasil, de Fernando Morais. 
17 A entrevista gravada concedida por Walmor Macarini ao autor deste artigo aconteceu em Londrina, 
no dia 10 de fevereiro de 2010, na casa do entrevistado; dela foram extraídas as declarações daquele 
ex-diretor da Folha de Londrina constantes neste texto. 
18 A entrevista gravada concedida por Ronald Sanson Stresser ao autor deste artigo aconteceu em 
Curitiba, no dia 13 de agosto de 2010, no apartamento do entrevistado; dela foram extraídas as 
declarações daquele ex-diretor das TVs Paraná e Coroados constantes neste texto. 
19 Para aprofundamento sobre a legislação brasileira pertinente ao setor dos meios de comunicação 
de massa, indica-se a leitura do livro A mídia nas constituições do Brasil: respeito e desrespeito, de 
Erasmo de Freitas Nuzi. 
20 Para aprofundamento sobre a trajetória pessoal, profissional e política de Ney Aminthas de Barros 
Braga, pode-se ler os livros Ney Braga: Política e modernidade, de Vanderlei Rebelo, e Ney Braga: 
Tradição e mudança na vida política, de Adherbal Fortes de Sá Júnior. 
21 A entrevista gravada concedida por Paulo Pimentel ao autor deste artigo aconteceu em Curitiba, no 
dia 3 de junho de 2009, na sede do jornal OEPR; dela foram extraídas as declarações daquele ex-
governador do Paraná constantes neste texto.  
 

 

REFERÊNCIAS 

BUSETTO, Áureo. A mídia brasileira como objeto da História Política: perspectivas teóricas 
e fontes. In: SEBRIAN, Raphael Nunes Nicoletti (Org.). Dimensões da política na 
historiografia. Campinas (SP): Pontes Editores, 2008. p. 09-23. 

CASTILHO, N. Sintonizando. O Estado do Paraná, Curitiba, 02 de Julho de 1954, p.6. 

CHEDE, Nagibe. Entrevista gravada concedida ao jornalista Aramis Millarch. 1985, 76 min. 
Disponível em: www.millarch.org. 

COLUNA de Rádio e Tv. Folha de Londrina, Londrina, 01/11/1960, p.5. 

______. Folha de Londrina, Londrina, 30/12/1960, p.3. 

DE LUCA, Tania R. Fontes Impressas, história dos, nos e por meio dos periódicos. In: 
PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005. p. 111-153. 



 
 

As relações políticas para a implantação das primeiras emissoras de TV no Paraná 291 

                                                                                                                                                   

UNESP – FCLAs – CEDAP, v.7, n.2, p. 276-291, dez. 2011 

ISSN – 1808–1967 

FOLHA DE LONDRINA, Londrina, 11/07/1954, p.6. 

______. Londrina, 28/04/1954, p.3. 

GAZETA DO POVO, Curitiba, 14, 15 e 16 de janeiro de 1954, p.7. 

MACARINI, Walmor. Entrevista gravada. 10 de fevereiro de 2010. 

O ESTADO DO PARANÁ, Curitiba, 15/01/1954, p.6. 

 ______. Curitiba, 02/11/1960, p.13. 

PIMENTEL, Paulo. Entrevista gravada. 03/6/2009. 

RADIALINO, Folha de Londrina, Londrina, 05/02/1954, p.3 

SÁ JÚNIOR, Adherbal Fortes. Ney Braga: tradição e mudança na vida política. Curitiba: 
Edição do autor, 1996. 

STRESSER, Ronald Sanson. Entrevista gravada. 13 de agosto de 2010. 

TELEOBJETIVA e Invencibilidade. O Estado do Paraná, Curitiba, 30/10/1960, p 01. 


